Na sua edição de 2022, a ARCOmadrid terá um número de participantes ligeiramente inferior aos níveis pré-pandémicos, com um total de 185 galerias vindas de 30 países (em 2020 havia 210 galerias).

“Queríamos que se reduzisse um pouco e concentrasse” mais o espaço, de forma a garantir o sucesso comercial, explicou a diretora da feira, Maribel López Zambrana, na sexta-feira em conferência de imprensa.

A responsável da feira garante que as expectativas são “muito positivas” e que os compradores têm “muita vontade” de vir à ARCOmadrid.

A feira de arte contemporânea é a mais importante de Espanha e realiza-se tradicionalmente em fevereiro, tendo, no entanto, sido obrigada a realizar uma edição especial no ano passado em julho e adiar o seu 40.º aniversário, que este ano está a celebrar com a denominação "40+1", devido às medidas em vigor de luta contra a pandemia de COVID-19.

"Estes dois anos têm-nos feito pensar muito. Temos aprendido ao longo do caminho", considerou Maribel López.

Entre as 185 galerias do programa geral há 14 portuguesas: 3+1 Arte Contemporânea, Balcony, Bruno Múrias, Carlos Carvalho, Cristina Guerra Contemporary Art, Filomena Soares, Francisco Fino, Madragoa, Miguel Nabinho, MONITOR, Pedro Cera e Vera Cortês, todas de Lisboa, e ainda a Kubikgallery e a Lehmann + Silva, do Porto.

Uma outra secção, a "Opening by Allianz", será um espaço dedicado às galerias jovens, até sete anos de idade, cuja seleção foi feita por Övül Durmuşoğlu, e Julia Morandeira.

As galerias portuguesas Duarte Sequeira, de Braga, e as Foco e UMA LULIK__, de Lisboa, foram convidadas para estar presentes neste espaço, ao lado de outros 13 vendedores de arte.

Haverá uma secção comemorativa do aniversário da feira, ARCO 40 (+1), com uma seleção de “grandes nomes do 'galerismo' internacional”, que estiveram presentes na ARCOmadrid ao longo da sua história.

Destaque para a “relação essencial” entre as galerias e os seus artistas, com a apresentação dos criadores com quem trabalharam nos primeiros anos da ARCO e cujos apresentação dos criadores e cuja ligação perdura até hoje.

A secção é composta por cerca de 20 galerias selecionadas por María Inés Rodríguez, Francesco Stocchi e Sergio Rubira, não tendo qualquer expositor português.

Dando continuidade à iniciativa da edição do ano passado, este ano os “Projetos de Artista” serão mais uma vez dedicados exclusivamente a mulheres.

Por outro lado, com a intenção de “continuar a explorar formas de colaboração entre artistas e galerias”, a organização anexou a secção "Nunca lo mismo", formada por uma seleção de artistas latino-americanos de oito galerias internacionais que, com curadoria de Mariano Mayer e Manuela Moscoso, irá contribuir para “reforçar o posicionamento latino-americano da feira”, estando entre elas a galeria Continua, de São Paulo, no Brasil.

A ARCOmadrid 2022 mantém a secção de publicações de arte na zona “Arts Libris”, destinada à iniciação do colecionismo, o que será complementado por diferentes apresentações de publicações no espaço Arts Libris Speaker´s Corner.

Esta edição apresenta 55 expositores nacionais e internacionais, “com uma presença notável de editoras do Brasil, México e Portugal”, segundo o comunicado distribuído à imprensa.

A feira tem lugar em dois pavilhões do IFEMA (Feira Internacional de Madrid), dedicando os seus dois primeiros dias (23 e 24 de fevereiro) aos profissionais e, os três últimos, ao público em geral.

À entrada do recinto da feira será exigido o certificado de vacinação europeu da COVID-19 ou um teste negativo, assim como a utilização de uma máscara FPP2.