O Yeong Su, um dos principais atores do elenco da série "Squid Game", foi acusado formalmente de assédio sexual, informou um procurador na Coreia do Sul esta sexta-feira.

Com uma carreira com mais de cinco décadas, o ator de 78 anos tornou-se em janeiro primeiro sul-coreano a ganhar um Globo de Ouro de melhor ator secundário numa série pela sua interpretação d´´ "o jogador 1", ganhando fama mundial pelo papel de um homem aparentemente vulnerável no "thriller" distópico de grande sucesso da Netflix.

De acordo com a imprensa local, os procuradores sul-coreanos avançaram com a acusação na quinta-feira, sem prendê-lo, por alegados toques não consensuais numa mulher em 2017.

O caso tinha sido encerrado no início deste ano, mas foi reaberto após a apresentação de recurso por parte da alegada vítima.

Numa declaração a uma agência de notícias local, O Yeong Su disse que apenas "deu as mãos à mulher para mostrar o caminho à volta de um lago" e que, embora se tenha desculpado, isso não significava que admitia as acusações.

Tudo o que foi relatado pela imprensa local sobre O Yeong su "não é factualmente correto", disse à France Presse um funcionário da Procuradoria do distrito de Suwon, sem dar mais detalhes.

"Squid Game" tornou-se o lançamento de série mais popular da Netflix, atraindo 111 milhões de subscritores em menos de quatro semanas após a sua estreia em 2021.

Continua a ser um dos programas originais mais populares da plataforma e o mais visto de sempre nos primeiros 28 dias, em qualquer língua e entre filmes e séries.

Inúmeras figuras da indústria cinematográfica sul-coreana, como o falecido cineasta Kim Ki Duk e os atores Cho Jae Hyun e Oh Dal Su, enfrentaram acusações de agressão sexual.