O Bendada Music Festival, realizado pelo projeto Bendada Aldeia Cultural, vai decorrer entre sábado e o dia 23, com a presença do ensemble Virtuoso Soloists, fundado em Nova Iorque em 2014 e formado por jovens talentos de cinco países, segundo a organização.

A fonte refere, em nota hoje enviada à agência Lusa, que ao grupo de profissionais do Virtuoso Soloists "irão juntar-se outros professores de música, de vários países europeus, dos Estados Unidos da América, Argentina e também naturais da Bendada, terra de fortes e ancestrais tradições musicais".

"São oito dias de espetáculos, formação e 'masterclasses' para mais de quatro dezenas de crianças e jovens músicos de vários pontos do país e também do estrangeiro, e cerca de 20 adultos da aldeia da Bendada e arredores", é referido.

Segundo os promotores, a segunda edição do Festival de Música da Bendada é formada por três valências: Curso de Iniciação Musical (para alunos dos 8 aos 12 anos), Curso de Aperfeiçoamento Musical (para alunos dos 13 aos 20 anos provenientes de vários conservatórios de música do país e estrangeiro) e Coro de Adultos.

O palco principal do evento será a Casa da Música da Bendada, mas durante os dias do festival haverá atuações diárias pelos jovens músicos, "quase sempre ao ar livre, em locais diversos da aldeia".

Os organizadores adiantam que também estão previstas atuações no Museu Municipal do Sabugal (dia 20), no Castelo de Sortelha (21) e na aldeia de Malcata (23).

O ensemble Virtuoso Soloists fará um concerto na Casa da Música da Bendada, no dia 17, e na Igreja de Malcata, no dia 23.

O Festival de Música da Bendada, com direção artística da pianista Inês Andrade, tem o patrocínio da Câmara Municipal do Sabugal, da Junta de Freguesia da Bendada e da Sociedade Filarmónica Bendadense, bem como da Associação Malcata com Futuro, do Lar de Santa Luzia da Bendada e da Escola de Música da Boston University.

Na aldeia de Bendada, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda, com pouco mais de 250 habitantes, existe uma escola de música há duas décadas, onde são formadas crianças e jovens de toda a freguesia.

"É incrível que uma aldeia tão pequena tenha uma Casa da Música com as condições ideais para a realização de concertos, aulas, 'masterclasses' e muitas outras atividades", refere Inês Andrade.

A diretora artística do Bendada Music Festival, citada na nota, acrescenta que "para além das excelentes condições da sua Casa da Música, a paisagem inspiradora, longe do barulho e das inúmeras distrações das cidades, faz da Bendada o local de eleição para se passar uma semana intensa dedicada ao estudo e partilha da música".

Os eventos do festival têm entrada livre.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.