Depois de uma semana sem qualquer comentário sobre o galardão da Academia sueca, o site de Bob Dylan publicou um texto onde apresentava o músico como "o vencedor do Prémio Nobel da Literatura", anunciando também o lançamento de uma coletânea com todas as letras escritas entre 1961 e 2012 pelo norte-americano.

Porém, segundo o site FactMag, um dia depois de ser publicado, o texto foi editado e a referência ao prémio foi retirada, levantando ainda mais dúvidas sobre a possível rejeição do Nobel por parte de Dylan.

Já na sua página no Facebook, o texto de promoção da nova coletânea continua a fazer referência ao prémio da Academia sueca.

A Academia Sueca desistiu de entrar em contacto com Bob Dylan, premiado com o Nobel da Literatura, após várias tentativas frustradas, informou a secretária da instituição, Sara Danius.  "Atualmente, não estamos a fazer nada. Telefonei e enviei e-mails para o seu colaborador mais próximo, e obtive respostas muito amáveis. Até o momento, é isso", declarou Danius à rádio pública SR.

O cantor e compositor reagiu com silêncio ao prémio que lhe foi concedido há uma semana. Na mesma noite deu um concerto em Las Vegas e não fez qualquer comentário sobre o Nobel.

De acordo com o jornal Washington Post, que entrevistou pessoas ligadas ao artista, "Dylan permaneceu em silêncio todo o dia sobre o prémio".

O cantor Bob Neuwirth, amigo do músico, disse ao jornal americano que Dylan "poderia não agradecer" o prémio.

Todos os anos os premiados são convidados a receber o galardão em Estocolmo, no dia 10 de dezembro, pelas mãos do rei da Suécia e a discursar durante um jantar de gala. Mas a Academia Sueca não sabe se Bob Dylan tem a intenção ou não de comparecer ao evento.

Apesar de ser uma hipótese pouco provável, Bob Dylan pode rejeitar o prémio e não seria o primeiro. Em 1964, o filósofo francês Jean-Paul Sartre rejeitou o Nobel da Literatura quando foi anunciado como o vencedor. Assim, o escritor não recebeu as 273.000 coroas suecas que correspondiam ao prémio na época.

Veja também:

O que define alguém como escritor?

Além do cantautor, conhece o pintor?

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.