O festival Bons Sons, que se realiza na aldeia de Cem Soldos, em Tomar, conquistou os prémios de Best 'Medium Sized Festival' e 'Contribution to Sustainability' da primeira edição dos Iberian Festival Awards.
De acordo com a organização do Iberian Festival Awards, evento promovido pela Associação Portuguesa de Festivais de Música para distinguir os melhores festivais que se realizam em Portugal e Espanha, o português Bons Sons venceu as categorias de Melhor Festival de Média Dimensão e Melhor Contribuição para a Sustentabilidade.
O Bons Sons que 'invade' a aldeia Cem Soldos, na freguesia da Madalena, concelho de Tomar, durante quatro dias de agosto, teve a sua primeira edição em 2012, tendo passado pelos seus oito palcos 147 concertos e cerca de 13.800 visitantes.
O prémio de Best Major Festival foi para o Primavera Sound, de Espanha, festival que também conquistou o galardão de Best Communication.
O também português Festival Músicas do Mundo (FMM), realizado no concelho de Sines, no Alentejo, sempre em julho, foi distinguido com o galardão de Best Line Up.
O FMM que se realiza desde 1999, é um dos mais reconhecidos festivais internacionais de músicas do mundo, que traz a Portugal vários intérpretes das músicas populares que se fazem pelo mundo, mostrando como as “tradições que buscam a contemporaneidade e as migrações de ideias e pessoas dissolvem as fronteiras criativas”, conforme se pode ler na página oficial do Festival.
Já o prémio de Melhor Performance ao Vivo foi para atuação da banda britânica Muse, no NOS Alive, que subiu ao palco principal do festival em 2015 no Passeio Marítimo de Algés, em Lisboa.
O prémio para o Best Small Festival foi para o Flower Power Fest, que se realiza em Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, Sines, e que, como o próprio nome indica, nele se podem reviver os anos 60 e 70 e o espírito do célebre festival de Woodstock.
A Vodafone foi a marca que conquistou o prémio de Best Brand Activation, enquanto a rádio Vodafone FM foi eleita o Best Media Partner.
Também o Party Sleep Repeat venceu o Best Indoor Festival, festival que se realiza em São João da Madeira, Porto, e que resulta de um projecto idealizado por um grupo de amigos de Luís Lima, vítima de cancro, que contagiou e emocionou a comunidade local com o seu optimismo, luta e força de vontade perante as adversidades.
O prémio de Best Service Provider foi para a empresa Sleelp’em’All, que proporciona soluções de alojamento temporário em vários festivais, nomeadamente no Paredes de Coura, NOS Alive ou MUSA Cascais.
Já o prémio Best Hosting and Reception Sponsored foi para o Piknic Electronik Lisboa, cuja primeira edição se realizou no ano passado, no parque da Tapada da Ajuda, em Lisboa.
O Piknic Electronik começou em Montreal (Canadá) e alastrou-se um pouco por todo o mundo (Barcelona, Melbourne, Dubai, Paris), recebendo uma média de cinco mil visitantes de todas as idades, origens e orientações.
Os nomeados para as vinte categorias do Iberian Festival Awards foram revelados em dezembro e os vencedores anunciados na noite de quinta-feira, durante o fórum Talkfest, dedicado aos festivais de música em Portugal.
Comentários