"Brothers Green" é a história de dois irmãos com uma paixão em comum: a cozinha.

Josh e Mike Greendfiled nasceram nos subúrbios de Filadélfia, no norte dos EUA, e desde cedo decidiram explorar a sua paixão pelo mundo da culinária. Daí a criarem um canal temático no Youtube foi um passo. A popularidade crescente leva-os agora para a MTV Internacional, que estreia o programa da dupla, "Brothers Green Eats!", a 14 de abril, às 23h05. E como as novas tecnologias fazem o mundo parecer cada vez mais pequeno, estivemos à conversa com estes dois rapazes através do Skype. A conversa foi como se pode ler: leve, fluída e bem disposta.

Green Brothers

Como surgiu a ideia de criar um canal no Youtube?

Josh: Queríamos partilhar a nossa experiência e não era nada sobre um tipo de cozinha muito requintado. É muito mais no sentido de algo mais pequeno, para fazer cozinhar alguma coisa para a noite. Nesse sentido, começámos a pensar na melhor forma de conseguir passar a ideia na medida certa, sem que as pessoas se sentissem intimidadas. Queríamos mostrar uma coisa simples. 'Não se preocupem! Basta misturar um bocadinho disto e um bocado daquilo e já têm a vossa refeição!'. Queríamos inspirar as pessoas.

Vocês começaram do zero, depois o vosso canal do Youtube tornou-se muito popular e agora vão ter o vosso próprio programa de televisão na MTV. Como se sentem com esta mudança?

Mike: Tem sido um crescimento lento e agradável desde os últimos quatro anos. Quanto começámos, acho que as únicas pessoas que viam o programa eram os nossos familiares. A minha mãe devia ser a única a ver o programa, e depois mais e mais pessoas começaram a relacionar-se com o conceito da "comida simples", como o Josh estava a explicar. Sentiram-se inspirados pelas nossas receitas. E todo este crescimento foi continuando até ao ponto de termos o nosso próprio programa de televisão.

Josh: Quando nós descobrimos, ó meu deus! (Risos)

Sabemos que o programa vai ser lançado pela MTV Internacional, mas que os Estados Unidos da América não estão nos destaques gastronómicos. Como se sentem sendo vocês americanos?

Josh: É bom! Eu gosto mesmo. Acho que a nossa comida é muito eclética, e é bastante acessível a qualquer um, a qualquer tipo de cozinha. Mas já aconteceu tanto aqui que eu gostava de viajar por todos estes sítios diferentes. Acho que o facto de podermos ir a sítios diferentes como Malta, ou Escócia, isso é excitante para mim! Eu já estive na América antes, agora quero experimentar algo novo! (Risos)

Mike: Exato.

Brothers Green Eats

O formato do vosso programa de televisão vai ser diferente daquele a que estamos habituados a ver no Youtube. É algo que vos agrada ou é simplesmente diferente?

Josh: É definitivamente uma mistura de coisas diferentes. Nós já fizemos tantos formatos de vídeo diferentes no Youtube, pelo que estamos a tentar algo novo. O programa vai ser uma mistura louca de coisas novas, por isso eu julgo que vai ser um bocado mais excêntrico, louco e divertido. Nós vamos provar comida a restaurantes, mas depois também existem coisas como comer lama de queijo ou batalhas, por isso a diversidade é ampla.

Mike: Nós esperamos que haja algo para toda a gente.

Para rapazes da vossa idade, ainda não é muito comum, nos dias de hoje, esta paixão pela cozinha. Sentiram-se diferentes dos outros quando tudo começou?

Josh: Para dizer a verdade, nós temos uma mãe que é uma cozinheira muito fraquinha. Acho que isso foi o que nos fez começar tão novos. (Risos)

Então foi a vossa mãe quem vos encorajou para cozinharem melhor?

Josh: Ah sim! 'Queres melhor? Então faz tu!'. (Risos)

Mike: Ela encorajou-nos sem saber. Mas este rapaz aqui é mais velho que eu, portanto ele é um velhote! (Risos)

Josh: Isso não é verdade! Só sou mais sábio! Eu e o Mike temos estilos de cozinha muito diferentes, e isso é muito fácil de se notar no programa. O Mike é mais relaxado e construtivo, e eu sou mais louco, e muitas vezes nem sei bem o que vai acontecer.

E também és quem prova todas as "coisas esquisitas".
Josh: Exato! Eu tento experimentar tudo duas vezes. (Risos)

Mike: Acho que ao longo dos anos, vendo tudo o que se passou, nós pretendemos levar as pessoas numa viagem de comida com muito amor e muita paixão. Mesmo que sejas um atleta, ou alguém que só come comida rápida, ou se és alguém que não sabe cozinhar, nós começamos com algo muito simples e pequeno e ajudamos-te nesta jornada para te dar confiança para conseguires cozinhar tudo o que quiseres.

Quais os vossos objetivos para o futuro?

Mike: Todo o contexto de televisão internacional é, definitivamente, novo para nós. Conseguimos expor-nos com o Youtube, que também é internacional, e conseguimos abranger um bom público, mas isto... Para ser sincero, estamos a viver um dia de cada vez. Acho que vamos vendo, é difícil de dizer. Aproveita o momento!

Josh: Nós queremos tornar a comida mais acessível. Existem muitos programas de culinária que não são sobre comida. São programas em que se limitam a exibir todos os seus ingredientes caros, e nós apenas queremos ensinar qualquer um a cozinhar qualquer coisa.

Algo que possamos comer, certo? E não só apreciar.

Josh: Exatamente, que tu possas comer!

Mike: Exato, isso mudou em muito o Josh. Quando nós começámos, apenas queríamos incentivar a fazer qualquer coisa, não importa o que seja! Mesmo que sejam só dois ingredientes juntos, desde que sejas tu a fazer com um bocadinho de amor. Depois podes começar a expandir os teus cozinhados.

Que alimento gostariam de ser?

Mike: As pessoas dizem que o sal faz com que tudo saiba melhor, por isso eu seria o sal. (Risos)

Josh: Eu acho que era uma maçã, porque o sumo é delicioso!

Qual o vosso pior momento na cozinha?

Mike: Bem... O Josh mandou-me para o hospital! (Risos)

Meu deus, é pior do que eu pensava. (Risos)

Mike: Pois! Foi o nosso primeiro vídeo, por isso podemos dizer que começámos com o pé direito...

Josh: Eu ainda amparei o peito dele, mas... (Risos)

Mike: Eu estou bem, já recuperei!

Brothers Green Eats

Qual seria o nome do vosso restaurante?

Mike: O nome... Wow... "The Green Brothers".

Josh: Grennies? (Risos)

Mike: Talvez, Greenies.

Josh: Acho que Greenies era simpático!

Mike: Acho que também podia nem ter nome! Assim tu entravas e nem sabias para o que ias. Não sabias o que iam cozinhar, qual o nome. Não fazias ideia de nada e seriam novos pratos todos os dias!

Se apenas pudessem comer um determinado prato de comida por toda a vossa vida, qual seria?

Josh: Ó meu deus... Eu acho que escolhia uma salada gigante com tudo lá dentro! Uma salada de cheeseburguer! (Risos)

Mike: Uma salada gigante dentro de uma sandes. (Risos)

Josh: Acho que teria frango, cheeseburguer, batatas fritas, bacon e salada! É claro que teria tudo quanto é saudável, mas também tudo o resto de que preciso. (Risos)

Isso é fazer batota! (Risos)

Mike: É verdade, eu pensei nisso, mas até onde posso ir com essa pergunta?

Qual é o vosso programa ou filme de culinária favorito?

Josh: Eu acho que o Heston Blumenthal tem um programa fantástico, que eu acho que se chama "Heston's Fantastic Fiest" ou algo parecido. É o melhor que eu já vi e inspira-me imenso ver todas aquelas coisas esquisitas.

Quando pensas que vais comer algo que na verdade não é o que estavas a pensar.

Josh: Isso. Eu adoro brincar com a mente das pessoas.

Mike: Eu acabei de ver o filme "Chef". Também o viste?

Claro que sim.

Mike: Eu voltei a ver, e esse filme é mesmo um dos meus favoritos! Gosto mesmo da forma como eles mostram a comida de uma maneira tão bonita. E toda a história também é fantástica, por isso esse é o meu favorito por agora.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.