A digressão "Dois amigos, um século de música" compreende dois concertos no Coliseu do Porto, hoje e na segunda-feira, e outros dois concertos no Coliseu de Lisboa, quarta e quinta-feira, que se encontram esgotados.

Caetano Veloso e Gilberto Gil, ambos com 73 anos, iniciaram em 2015 a digressão conjunta, para apenas voz e violão, que já contou com mais de 40 concertos, em diferentes países da Europa e da América.

No verão passado, os dois músicos atuaram em Oeiras, no encerramento do Festival cooljazz, regressando agora para os coliseus.

O espetáculo desta digressão também já foi registado num duplo álbum e num DVD ao vivo, editado em janeiro em Portugal.

Caetano Veloso e Gilberto Gil - que celebraram 50 anos de carreira em 2015 - são dois dos renovadores da música popular brasileira, com carreiras paralelas que tiveram muitos pontos de contacto desde a década de 1960, dos tempos do tropicalismo e do exílio na Europa, até a atualidade.

O repertório que têm apresentado juntos em palco inclui, por exemplo, "Coração vagabundo", de Caetano Veloso, "Toda menina baiana", de Gilberto Gil, ou "Domingo no parque", que gravaram ao vivo em 1969, no álbum "Barra 69".

Os dois autores têm interpretado também a música mais recente que escreveram juntos, a primeira em mais de 20 anos, intitulada "As camélias do quilombo do Leblon".

Foto: Rita Sousa Viera/SAPO On The Hop