"I feel it coming, I feel it coming, babe" ("Sinto que está a chegar, eu sinto que está a chegar"), canta The Weeknd e os festivaleiros que conseguiram agarrar um bilhete para o NOS Alive. O festival regressa ao Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, esta semana (6, 7 e 8 de julho) e a casa vai estar cheia - os passes esgotaram há dois meses.

Durante três dias, em sete palcos, dezenas de artistas vão animar milhares de festivaleiros que chegam a Oeiras dos quatro cantos do mundo - segundo a organização, este ano foram vendidos mais de 21 mil bilhetes fora de Portugal. A tarefa mais difícil vai ser escolher o que ver: de Depeche Mode a Cage The Elephant, passando por The Weeknd, há muito (e muito diferente) para ver todos oso dias.

Se ainda não planeou os seus dias no NOS Alive e está a deixar tudo para o último dia, nós damos uma ajuda. Mas atenção: a leitura deste artigo não dispensa uma análise detalhada ao cartaz e aos horários do festival. Em caso de dúvida (ou de persistência da preguiça), consulte os seus amigos ou os festivaleiros que for encontrando.

Mas deixemos a conversa fiada para os dias de festival. Eis os melhores ingredientes da edição de 2017 do NOS Alive -  de certeza que há mais motivos para ir ao festival, mas listamos só alguns porque sabemos que o seu tempo é precioso.

Música logo à entrada

No NOS Alive, os concertos começam mesmo antes de entrar no recinto - a espera na fila antes da revista torna-se menos aborrecida. Todos os dias, o pórtico de entrada do Passeio Marítimo de Algés acolhe novos talentos da música - XPTO, Dresh, Pimenta Caseira, Soul Cats e A-Gould são algumas da bancas iniciantes que vão dar as boas vindas aos festivaleiros.

Silêncio, que se vai cantar o fado

Fado no NOS Alive? Sim. Carminho, Miguel Araújo, Mário Pacheco, Janeiro e a histórica Tasca do Chico, representada pelos fadistas Maura, João Carlos, Adriano Pina e Milene, são os nomes que vão marcar presença no EDP Fado Cafe durante os  três dias do festival.

A este cartaz juntam-se ainda os Blues’ n’Swing, "que têm como missão dar vida à pista de slows, que ocupará o Palco EDP Fado Café, no final de cada noite".

Hahaha. Comédia no NOS Alive

Gosta de stand-up comedy? No NOS Alive vai encontrar um palco dedicado exclusivamente ao humor.

Daniel Sloss, Nilton, Salvador Martinha, Aldo Lima, Filomena Cautela, Hugo Sousa, Guilherme Geirinhas, Manos Duarte (Jel e Vasco), Carlos Coutinho Vilhena, Falta de Chá (Guilherme Duarte e Ricardo Cardoso), Manel Cardoso e Guilherme Fonseca são os humoristas que prometem arrancar muitas gargalhadas aos festivaleiros.

Amizades e amores de verão (ou de festival)

Tinder? Para quê? Os festivais de verão são um belo local para fazer amigos ou para conhecer um amor que pode durar uma vida (ou três dias). Seguindo o conselho de Rui Veloso ("não se ama quem não ouve a mesma canção"), aproveite para meter conversa e trocar histórias em torno da música enquanto espera pelos concertos.

Amizade, alegria e muitos sorrisos com uma boa banda sonora vão marcar os seus três dias de festival - por isso, não fique só preso às grades dos palcos.

CONCERTOS A NÃO PERDER

The Weeknd, o "Starboy" do momento

The Weeknd, o

O músico canadiano vencedor de dois Grammys atua no dia 6 de julho, no Palco NOS, e é uma das estrelas da edição deste ano do festival. The Weeknd começou por chamar a atenção de publicações como a Pitchfork ou a Rolling Stone através das canções que partilhava nas redes sociais, tendo conquistado milhares de fãs com as mixtapes “House of Balloons”, “Thursday” e “Echoes of Silence”.

Mas foi em 2015  que o músico fez a grande passagem de fenómeno underground da internet para os principais palcos da cena musical atual, com o lançamento do disco “Beauty Behind The Madness”. O segundo álbum de estúdio do músico, que conta com temas como as “The Hills”, “Can’t Feel My Face” e “Earned It”, alcançou a tripla platina.

O rock n’ roll  dos Royal Blood 

No primeiro dia do NOS Alive, quando soarem as doze badaladas, os Royal Blood prometem aquecer o Palco Heineken. A banda de rock n’ roll que conquistou fãs em todo o mundo em 2014 com o lançamento do primeiro álbum de estúdio, vai apresentar o novo disco que será editado este ano, em data a revelar.

Os (maduros) The xx

O novo disco, "I See You", será o ponto de partida do concerto dos The xx no NOS Alive. Com as novas canções, Romy Madley Croft, Oliver Sim e Jamie Smith provaram que cresceram, mas sem perderem o ADN que os diferencia.

Ao contrário dos dois discos anteriores, o sucessor de "Coexist" (2012) foi criado com maior espaço temporal, entre março de 2014 e agosto de 2016, em Nova Iorque, Marfa, Reiquiavique, Los Angeles e Londres. Este álbum tem a produção de Jamie xx, em colaboração com Rodaidh McDonald (Adele, Savages, Daughter, The Horrors ou Vampire Weekend).

The Best of Foo Fighters 

Foo Fighters vão dar concerto no Acrópole, em Atenas

Não é preciso falar muito sobre eles, pois não? A banda de Dave Grohl, Taylor Hawkins, Nate Mendel, Chris Shiflett e Pat Smear sobe ao palco NOS do festival do Passeio Marítimo de Algés na sexta-feira, 7 de julho.

Com sorte, os Foo Fighters poderão desvendar um pouco do novo disco, que foi gravado em segredo. O álbum "Concrete And Gold" chega a 15 de setembro e conta com produção de Greg Kurstin, que trabalhou com Adele no disco "25". "Passamos os últimos seis meses a gravar um grande álbum dos Foo Fighters com nosso amigo/génio/mente brilhante Greg Kurstin que com certeza irá fritar os aparelhos de som daqui até Fukuoka", frisou a banda na carta partilhada nas redes sociais.

No concerto no NOS Alive, os festivaleiros esperam ouvir o melhor dos Foo Fighters e isso incluiu "The Pretender", "Everlong", "Learn to Fly" e, claro, "Best of You".

Depeche Mode: Uma das bandas mais aguardadas

Foram a primeira confirmação para a edição deste ano do NOS Alive e são uma das bandas que os festivaleiros mais querem ver e que leva ao recinto uma base de fãs mais fiel. Os Depeche Mode prometem animar o Passeio Maritímo de Algés com novos e velhos temas.

A noite do último dia do NOS Alive será recheada pela new wave pop eletrónica dos anos 1980 e Dave Gahan, Martin Gore e Andy Fletcher prometem não desiludir. É arranjar par e começar a dançar.

Sonhar com os Cage The Elephant

Depois de em fevereiro terem atuado no Coliseu do Porto, os Cage The Elephant rumam agora ao sul.  A banda norte-americana atua a 8 de julho no Passeio Marítimo de Algés, no Palco Heineken, às 23h40.

Com um novo disco a ser preparado, o grupo não vai deixar de fora os sucessos que todos querem ouvir, como "Cigarette Daydreams" -  pode já começar a cantar "Do do do do do do/ You can drive all night/ Looking for answers in the pouring rain".

Com quatro discos de originais na bagagem, os Cage The Elephant já estiveram nomeados para um Grammy, na categoria de “Best Alternative Music Album”, com o disco “Melophobia”. “Tell Me I’m Pretty” é o mais recente disco da banda, editado em dezembro de 2015, e conta igualmente com uma nomeação para o mais importante prémio da indústria, na categoria "Best Rock Album".

PARTIR À DESCOBERTA

Do Palco NOS ao Coreto By Arruada, há dezenas de concertos para ver em todos os dias do festival. Se não gosta de planear tudo ao pormenor, reserve parte do seu dia para partir à descoberta de bandas e de artistas que ainda não conhece. No final do dia,  a sua playlist vai sair mais enriquecida.

Horários dos concertos:

NOS ALIVE

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.