A editora Contraponto anunciou o lançamento de um livro sobre Salvador Sobral, vencedor do Festival Eurovisão da Canção. "Coração de Herói" foi escrito por  Maria Milene Tavares e será lançado no dia 30 de junho.

"Um conto de fadas da vida real! Nada menos do que isso. A vitória de Salvador Sobral no festival da Eurovisão, em Kiev, foi uma vitória à revelia de tudo aquilo em que o evento se transformou nos últimos anos", pode ler-se na sinopse do livro.

No resumo divulgado, a editora frisa que, "como nos contos de fadas em que só um rapaz de coração puro pode obter o tesouro ou salvar a princesa, aqui também foi a autenticidade a sobrepor-se às aparências". "Sem truques ou correrias, sem espalhafato ou macacadas, Salvador chegou só com a força de uma melodia lindíssima e o poder de uma interpretação sentida. Foi o suficiente para toda a Europa (e o mundo) se render ao novo herói dos portugueses", diz a sinopse.

"A vitória ocorreu num dia especial para os crentes católicos, o 13 de maio, mas Salvador não precisou de um milagre. Um milagre, e uma grande injustiça, teria sido se ele não ganhasse. Só que desta vez, no final, as lágrimas portuguesas foram todas de alegria. As lágrimas de um povo que, devagar, está a aprender a amar-se a si mesmo. Como escreveu Miguel Esteves Cardoso: 'Viva Salvador Sobral! Que nunca mais pare quieto'", pode ler ainda na sinopse do livro que conta com prefácio de Bruno Vieira Amaral.

Salvador Sobral venceu o Festival Eurovisão da Canção a 13 de maio. A vitória no Festival RTP da Canção, em março de 2017, com "Amar pelos dois", aconteceu contra todas as expectativas: entre uma eliminatória e a final foi sujeito a uma intervenção cirúrgica.

A fragilidade estendeu-se à atuação em Kiev, com a irmã a substituí-lo nos primeiros ensaios, por motivos de saúde, como destacaram as agências internacionais de notícias, presentes na Eurovisão.