O Festival Músicas do Mundo (FMM), marcado para os dias 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24 e 25 de julho, em Sines e em Porto Covo, não se vai realizar este ano, confirmou a organização em comunicado. Nas últimas semanas têm sido cancelados ou adiados vários eventos de música em todo o mundo devido à pandemia do novo COVID-19.

"A Câmara Municipal de Sines lamenta informar que a 22.ª edição do FMM Sines - Festival Músicas do Mundo não poderá realizar-se em 2020. No contexto da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), considera a organização não poder garantir que, nas datas previstas, entre 18 e 25 de julho de 2020, estejam reunidas as condições sanitárias e logísticas necessárias para realizar a 22.ª edição do festival", explica a promotora.

"Um festival que envolve a participação de artistas de todo o mundo, muitos deles de países em que a pandemia ainda se poderá agravar ao longo dos próximos meses, não seria uma experiência segura para quem nela participasse dos dois lados do palco. Acresce que, tratando-se de um festival em recinto aberto, vivido nos centros urbanos de Sines e Porto Covo, em contacto com a população, o perigo de propagação do vírus seria redobrado", acrescenta.

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, sublinha que "o festival é assegurado, maioritariamente, por trabalhadores da autarquia, que nesta altura têm todas as suas energias direcionadas para o combate à pandemia".

"A opção da Câmara Municipal de Sines é a de empenhar-se o mais possível no combate à pandemia para que em 2021 o FMM possa realizar-se e regresse ao sucesso que todos lhe reconhecem", acrescenta.

Em breve, serão disponibilizadas informações sobre o reembolso dos bilhetes adquiridos para 2020.

Os cantores malianos Amadou & Mariam, acompanhados do coro gospel norte-americano Blind Boys of Alabama, e o britânico Nitin Sawhney eram alguns dos nomes confirmados.

A edição deste ano do Festival Músicas dos Mundo decorreria de 18 a 20 de julho na aldeia de Porto Covo e no dia 21 transitaria para a cidade de Sines, onde permaneceria até dia 25.

* Notícia atualizada às 16h51 do dia 26 de março

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.