Cuca Roseta atua no sábado, seguindo-se no domingo Miguel Araújo, no dia 15 Sara Passos, artista natural de Mafra, a 16 HMB e no dia 17 é a vez dos Átoa, refere uma nota de imprensa.

Os concertos estão marcados para as 22:00, mas, como a seleção portuguesa de futebol passou à final do campeonato da Europa e joga no domingo, Miguel Araújo vai atuar mais tarde.

A organização vai colocar no recinto, ao lado do Palácio de Mafra, um ecrã gigante para todos os visitantes assistirem à final europeia.

Com o evento, o município pretende promover o pão saloio produzido no concelho e distribuído para todo o país, e divulgar as potencialidades turísticas, económicas e culturais do concelho.

Além dos concertos, o festival conta com uma mostra de pão, tasquinhas, exposição e venda de produtos regionais e artesanato, atuações de ranchos folclóricos e exposição de veículos e alfaias agrícolas.

O festival e todos os concertos têm entrada gratuita.

A produção e a venda do pão de Mafra remontam à Idade Média, mas foi com o pós-25 de Abril e com as respetivas greves de padeiros que ganharam visibilidade, face à consequente escassez de pão em Lisboa.

A atividade doméstica e artesanal transformou-se em empresarial e mecanizada, mas manteve fiel à origem o processo tradicional de produção, caraterizado pelo elevado tempo de amassadura, tempo de fermentação curto e reduzido teor de levedura.

Barril, Carvalhal e Encarnação são as localidades do concelho onde a atividade é mais relevante, produzindo e distribuindo o pão para todo o país.