Para a autarquia e para a Viseu Marca, a 624.ª edição da Feira de S. Mateus foi "um êxito notável".
"Com este registo, a feira alcança um marco na sua história", referiu o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, acrescentando que "esta poderá tornar-se uma edição lendária".
Na opinião do autarca, o milhão de visitas é "um prémio da aposta estratégica" assumida ao nível da "revitalização e modernização da mais antiga feira franca viva e traduz o estatuto de certame popular histórico de excelência" em termos nacionais.
A secular feira encontra-se também numa fase de "plena autossustentabilidade", pagando-se a si própria e gerando "riqueza e emprego no concelho e na região", acrescentou.
O "salto qualitativo e a criatividade" na organização e na programação são também apontados a esta edição do certame, que foi organizado pela Viseu Marca.
"O segredo deste sucesso reside numa revitalização e num cuidado de ‘A a Z'", explicou o gestor da feira e da Viseu Marca, Jorge Sobrado.
No entender do presidente da Viseu Marca, João Cotta, "a feira reencontrou plenamente a sua ‘idade de ouro' e projetou-se no futuro", tendo hoje "melhores condições para a internacionalização".
No que respeita aos dias de entrada gratuita, aquele que teve maior afluência de público foi o 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude - com 55 mil entradas -, quando subiu ao palco o cantor Agir.
O Dia de Viriato, a 28 de agosto, alcançou quase 40 mil visitantes, e o Dia da Enguia e do Concurso dos Vestidos de Chita, a 4 de setembro, 34 mil.
Já David Carreira e Diogo Piçarra tiveram as maiores afluências dos dias de entrada paga, com 27 mil visitantes em cada um deles, enquanto na noite de Mariza se deslocaram à feira 24 mil pessoas.
"A organização partilha um sentimento de missão cumprida e de renovação histórica, ao mesmo tempo que leva da experiência dezenas de lições para a próxima edição do evento", referiu Jorge Sobrado, considerando que foi cumprida a promessa do slogan "é de feirar por mais".
A 625.ª edição da Feira de S. Mateus tem já as datas marcadas: de 11 de agosto a 17 de setembro.
Comentários