A obra vencedora do National Book Award 2015 para Não Ficção, "Entre Mim e o Mundo", do escritor afro-americano Ta-Nehisi Coates, é apresentada esta quinta-feira, 31 de março, na Livraria Ler Devagar, na LX Factory, em Lisboa, a partir das 18h30.
Segundo a editora, "Entre Mim e o Mundo" é “uma reflexão profunda e pessoal, muitas vezes indignada”, sobre o racismo e questões socioeconómicas e de género a ele associadas, presentes na sociedade norte-americana, combinando narrativa pessoal, história e reportagem. O autor, Ta-Nehisi Coates, é jornalista da revista Atlantic e também assinou “The beautiful struggle”, uma memória do pai, veterano da guerra do Vietname, combatente pelos direitos civis.
"Entre Mim e o Mundo", que surgiu quando casos de violência racial eclodiram em diversas cidades norte-americanas, está redigido sob a forma de carta do autor ao filho, à semelhança da reflexão que o escritor James Baldwin dedicara ao seu sobrinho, sobre a luta pelos direitos civis, nos anos de 1960. Coates é descrito pela romancista afro-americana Toni Morrison, Nobel da Literatura em 1993, como “o herdeiro do grande romancista e dramaturgo James Baldwin”, morto em 1987.
A apresentação, em Lisboa, está a cargo da autora luso-angolana Djaimilia Pereira de Almeida, investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia, autora de “Esse cabelo”, e de Marta Lança, do Portal Buala, ‘site’ “de reflexão, crítica e documentação das culturas africanas contemporâneas em língua portuguesa”.
A obra é o segundo título da recém-criada editora Ítaca, depois de “A fénix islâmica”.
Comentários