No espetáculo, as vozes das personagens e do narrador surgem a partir das canções que acompanham os passos das marionetas, numa história de amor inspirada pela lenda medieval "Lobo do Gúbio".

"The Wolf and the Rose", que deverá ser adaptado a livro e cd entre setembro e outubro, vai estar no palco do Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB) até sábado.

Neste espaço cultural de Coimbra, os membros da banda a Jigsaw, João Rui e João Silva, e o duo da Marionetas da Feira, Rui Sousa e Alberto Castelo, realizaram uma residência artística para a preparação do evento.

No espetáculo, a música ‘folk' da banda conimbricense vai acompanhando e contando cada um dos atos da peça, com o vocalista João Rui a emprestar a sua voz ao narrador e às personagens, numa história centrada num soldado, de nome Dugan, que se transforma em lobo depois de um pacto com o diabo, para poder voltar a ver a sua mulher, Francisca, que o espera.

No palco, os "a Jigsaw" estão atrás, a criar o fundo sonoro e a narrar a história, e à frente, em três espaços cénicos, vão-se avistando as diferentes marionetas, manobradas por Rui Sousa e Alberto Castelo.

Num espetáculo em que a canção não é remetida para um espaço secundário, teve de se procurar uma sincronia entre música e marionetas.

No processo de criação, Rui Sousa, da companhia das marionetas, "ia falando de cada ato" e João Rui ia pensando "na narrativa lírica que ia preencher cada um dos atos", contou o vocalista dos "a Jigsaw".

O espetáculo decorre nos três dias às 21:30, com o preço dos bilhetes a variar entre os seis e os dez euros.

No sábado, às 11:00, haverá ainda um espetáculo de marionetas direcionado para o público infantil protagonizado pela companhia de Santa Maria da Feira, e no domingo haverá um concerto de a Jigsaw às 18:00.

Depois da estreia em Coimbra, o espetáculo vai estar em exibição em setembro em Santa Maria da Feira, arrancando depois para uma digressão, disse à agência Lusa o músico João Silva.