De acordo com a CML, a cerimónia irá decorrer às 16:30 no auditório da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, com a presença da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.
No âmbito da Artista na Cidade 2016, bienal que apresenta em Lisboa propostas de um artista estrangeiro reconhecido internacionalmente, Faustin Linyekula tem vindo a apresentar uma programação que percorre a sua carreira.
Os espetáculos têm sido apresentados na zona da grande Lisboa, em teatros e centros culturais, espaços exteriores e bairros de fronteira, como a Cova da Moura, a Amoreira e Chelas.
Nos seus trabalhos explora a memória, o esquecimento e a supressão da lembrança, focando o legado de décadas de guerra, terror, medo e o colapso da economia no seu país de origem.
Faustin Linyekula nasceu em 1974, no antigo Zaire, hoje República Democrática do Congo, e vive e trabalha em Kisangani, no nordeste do país, tendo fundado em 1997, em conjunto com Opiyo Okach e Afrah Tenambergen, a Gàara, primeira companhia de dança contemporânea do Quénia.
Em 2001, Linyekula fundou os Studios Kabako em Kinshasa, transferindo-os em 2006 para Kisangani, a cidade congolesa onde cresceu, e onde se realizam oficinas, se encontra um estúdio de gravação e são recebidos artistas em residência, onde se organizam espetáculos e concertos nos bairros populares, e se produzem as obras de Faustin e de ouros artistas congoleses.
Comentários