O lançamento da festa ocorre no sábado em Setúbal e inclui uma “cerimónia do chá marroquino”, sendo Marrocos uma das 12 embaixadas que se uniram para organizar os vários eventos, juntamente com outros parceiros como associações e escolas.

O Jogo dos 1000 euros, a mais antiga emissão da rádio France Inter, que existe desde 1958, vai ser gravado no Porto e em Lisboa, a 8 e 9 de março, respetivamente, e é um dos pontos altos do programa, disse o embaixador de França em Portugal, Jean-François Blarel.

O jogo de perguntas de cultura geral francófona, emitido diariamente, é gravado em digressão pelo país e uma vez por ano no estrangeiro. Portugal sucede aos Estados Unidos.

Destacada foi igualmente a Noite dos Francóvoros, marcada para 11 de março, em Coimbra. Oito filmes, de Andorra, Bélgica, Canadá, Luxemburgo, Marrocos, Roménia, Suíça e Tunísia, serão transmitidos a partir das 16h30, com intervalos para ouvir música e conhecer a gastronomia da comunidade.

A música, através da artista búlgara Mira Zagorova, dos romenos Bogdan Mihailescu e Anca Iarosevivi, do português Abel Zambujo e do coro do Liceu Francês, a gastronomia, mas também a ‘street art’ do andorrano Domenec Montané e a fotografia de Miquel Mercè vão ocupar o Jardim da Estrela, em Lisboa, durante o fim de semana de 19 e 20 de março.

Estão também previstas leituras e ateliers criativos, entre as iniciativas para todas as idades, e o sorteio de viagens e/ou estadias em países da Francofonia.

O programa inclui a deslocação a Portugal do filósofo e humorista Yves Cusset e do escritor haitiano-canadiano Dany Laferrière, vencedor do prémio Médicis em 2009 e membro da Academia Francesa.

Beja, Caldas da Rainha, Espinho, Guimarães e Faro são algumas das 16 cidades que recebem eventos, todos gratuitos, da Festa da Francofonia 2016.

Além do embaixador de França, apresentaram o programa os embaixadores do Canadá, Jeffrey Marder, e da Bélgica, Boudewijn Dereymaeker.

O Canadá preside atualmente à Organização Internacional da Francofonia, criada em 1970 e que conta com 80 Estados e governos, 57 dos quais são membros e 23 observadores.

A cimeira anual da Francofonia vai realizar-se em novembro em Antananarivo, capital do Madagáscar.