NOS Alive, NOS Primavera Sound, Super Bock Super Rock, MEO Marés Vivas, MEO Sudoeste, Rock in Rio Lisboa e Vodafone Paredes de Coura são alguns dos festivais mais populares em Portugal e que têm conquistado mais fãs internacionalmente.

De acordo com o relatório elaborado pelo Turismo de Portugal no âmbito do programa Portuguese Music Festivals, 60998 estrangeiros compraram bilhetes para os oito maiores festivais de música realizados em Portugal em 2016.

FESTIVAIS

Segundo a investigação, o NOS Alive foi o evento de música que mais estrangeiros atraiu no ano passado: mais de 32 mil festivaleiros, 53% dos visitantes estrangeiros que visitaram Portugal para participar num festival de música.

Em conferência de imprensa, a organização do festival que se realiza anualmente no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, revelou que foram vendidos 21 mil bilhetes para a edição de 2017, que se realiza nos dias 6, 7 e 8 de julho.

FESTIVAIS

Em 2016 realizou-se no recinto do NOS Alive um estudo levado a cabo pela aluna Michela Paolicelli do Mestrado em Gestão Internacional da Nova School of Business & Economics, orientado pelo Professor Luís Correia da Silva. O estudo desenvolvido, que contou com a análise de 1885 questionários válidos, revelou que 26% dos festivaleiros estrangeiros escolheram o festival de Oeiras devido ao cartaz.

Festivais

O mapa dos festivais em portugueses

De acordo com a APORFEST, em 2016 realizaram-se 243 festivais - que tinham a música como principal enfoque -, um número recorde comparado com anos anteriores, o que potencia também o número de espectadores.

De acordo com a associação, o Rock in Rio Lisboa foi o festival que registou mais espectadores - 329 mil -, seguindo-se o NOS em d'Bandada, no Porto, com 200 mil, e o MEO Sudoeste, perto da Zambujeira do Mar, com 195 mil espectadores.

Entre os dez festivais com maior audiência estão ainda o NOS Alive (Algés), o RFM SOMNII (Figueira da Foz), o Festival de Paredes de Coura e o Festival Músicas do Mundo, de Sines.

Curiosidades & Números:
- 61 novos festivais (Exemplos: Lisboa Dance Festival; The World Music Festival; Les Plages Électroniques Lisboa);
- 182 festivais que voltam a ocorrer em 2016, após edição no ano anterior ou bienais; (Exemplo: Bons Sons; Milhões de Festa; Souto Rock);
- 29 festivais que deixaram de ocorrer em 2016, após edição ocorrida no ano anterior (Exemplo: Estilhaços; Mazefest; Rock with Benefits);
- 6 festivais cancelados após a sua comunicação (Exemplo: Alvalade Rocks; Greenland Festival) - número superior em relação ao ano anterior;
- 34 festivais em Lisboa, a cidade com maior número de eventos) (Exemplo: Out Jazz, Rock in Rio Lisboa; Faz Música Lisboa);
- Rock e Jazz são o estilo musical da maioria dos festivais.