Tamara López, que abre o festival, naceu em 1978 na localidade andaluza de Montilla, Cordoba, e começou a estudar dança aos seis anos. Obteve uma “matrícula de honra” na Royal Academy Dance, de Londres. Em 2000 iniciou carreira no Ballet Nacional de Espanha, sob a direção de Aida Goméz.
No dia 8 de fevereiro atua no Lounge D a 'bailaora' Anabel Veloso, que “reflete na sua produção artística a naturalidade de quem sente o flamenco como força, necessidade criativa e de uma forma clara um sinal reivindicativo cultural”, segundo nota do casino.
No dia 15, ao palco do Lounge D sobe a 'bailaora' de Granada, Eva Manzano, que se iniciou nestas lides com "Mariquilla", de seu nome de batismo María Guardía Gomez, e com Matilde Coral.
Marisol Ramos 'La Zambra' encerra este festival no dia 22 de fevereiro. 'La Zambra' estudou pedagogia da dança no Conservatório Superior de Danza de Madrid, e especializou-se em “Danza Española”, no Conservatório de Almería, no sul de Espanha. Atualmente é bolseira da Fundación C. Heeren de Arte de Flamenco, de Sevilha.
Comentários