Segundo a autarquia, entre os escritores incluem-se, por exemplo, Fernando Dacosta, Carlos Vaz Ferraz, Paulo Moura, Luís Filipe Borges, José Luis García Martín, Raquel Serejo Martins e José Viale Moutinho.

"O Festival Literário de Ovar é um acontecimento que se destaca pelo seu ambiente informal e familiar, com espaço para todos, entre famílias e as mais variadas gerações", defende o coordenador do evento, Carlos Nuno Granja.

"É uma festa que, sendo dirigida aos viciados dos livros, pretende também ir buscar novos leitores, incentivar à leitura e promover a literacia", acrescenta.

Os cerca de 30 autores que marcarão presença no evento "foram estrategicamente divididos por mesas de reflexão e cada uma debruçar-se-á sobre diversas e diferenciadas temáticas".

No que se refere especificamente à ilustração, estão anunciados para o festival oficinas orientadas por Ana Biscaia, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração 2012 e fundadora da editora Xereté, e também por Yara Kono, ex-bolseira do Centro de Design Yamanashi, no Japão, e vencedora do Prémio Bissaya Barreto em 2016.

Já quanto ao programa de animação do evento, destaca-se: o recital de poesia "Os Contos Eróticos e outros Sussurros poéticos" por Cláudia Fonseca, as sessões de contos para crianças com Luciana Barduco, Carlos Baldaia, José Viale Moutinho, Bárbara Andrez e Clara Carrapatoso, "Pratos com Histórias", por Saphir Cristal, e "O Jovem Conservador de Direita", por Bruno Henriques, a encerrar o festival no domingo.