"Vamos na quarta edição do festival, uma aposta ganha para Castelo Branco, que se integra na política cultural e de desenvolvimento do concelho", disse esta sexta-feira o presidente do município de Castelo Branco, Luís Correia, entidade que organiza este evento e cuja edição executiva é da Booktailors.

Entre os 21 convidados desta edição, especialmente dedicada à poesia, estão nomes como Manuel Alegre, Inês Pedrosa, José Eduardo Agualusa, Jacinto Lucas Pires, Nuno Júdice e Patrícia Reis, aos quais se juntam poetas albicastrenses como António Salvado, Manuel Costa Alves e João de Sousa Teixeira, entre outros.

"Este festival vem também na sequência das comemorações dos 500 anos da morte do poeta João Roiz e, por isso, está mais virado para a poesia", explicou Luís Correia.

Este ano, o festival Fronteira, a exemplo das edições anteriores, vai fazer a ligação dos autores e ilustradores em encontros com os alunos dos agrupamentos de escolas de Castelo Branco, que vão decorrer no dia 8 de abril.

O comissário do Fronteira, José Pires, sublinhou que a realização desta quarta edição "prova cada vez mais o gosto pela literatura [da comunidade albicastrense] e o trabalho feito pelos animadores das escolas" de Castelo Branco.

"Há quatro anos parecia uma coisa para fazer uma vez e não se repetir. O festival vai continuar a ter o êxito que lhe é devido", sustentou.

Este responsável adiantou ainda que, na sessão inaugural, que decorre no dia 7 de abril, às 21:30, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, vão ser homenageados Manuel Alegre e o poeta albicastrense João Roiz.

As iniciativas que assinalam os 500 anos da morte do poeta encerram com a realização do Fronteira.

"Um festival literário não é uma feira de vaidades, é o êxito dos leitores. Castelo Branco é uma cidade leitora", concluiu o responsável.

Além da sessão inaugural, a abertura do festival ficará também marcada pela "noite dos poetas albicastrenses".

No dia 8 de abril, realiza-se uma visita às escolas, com o tema "Vemos, ouvimos e lemos - as mil e uma maneiras de cruzar a fronteira das histórias", que conta com a participação dos autores Carlos Alberto Moniz, Luís Afonso, Sebastião Peixoto e Madalena Moniz, entre outros.

Para o final da tarde, às 18:00, está marcada, para a Biblioteca Municipal de Castelo Branco, uma sessão especial com Manuel Alegre, recém-distinguido com o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores.

O encerramento do festival realiza-se no dia 09 de abril, às 21:30, com mais uma sessão especial, cujo convidado é Luís Represas, que irá recordar memórias e celebrar a palavra e a poesia cantada, sobretudo, de Florbela Espanca.