Dudamel vai premiado com o Dorothy and Lillian Gish Prize, um dos mais importantes outorgados a artistas nos EUA e que inclui uma quantia em dinheiro de 250 mil dólares.

"Sinto-me muito honrado por receber o prémio Gish", disse Dudamel, citado esta quinta-feira num comunicado da organização do reconhecimento, que será entregue no dia 4 de dezembro em Nova Iorque.

O Gish destacou a "excecional profundidade, poder e entusiasmo das suas interpretações", reconhecendo-o como um "ativista pela música como inspiração da mudança social".

Dudamel foi um dos principais embaixadores do sistema de orquestras venezuelano criado por José Antonio Abreu, até ao seu distanciamento com o governo do presidente Nicolás Maduro.

O sistema, que foi replicado em mais de 40 países, procura proporcionar a crianças das classes mais desfavorecidas uma ferramenta para sair da pobreza.

O venezuelano desenvolveu uma versão do programa em Los Angeles, com a orquestra juvenil YOLA.

Dudamel junta-se assim a uma lista de artistas premiados com o Gish, que inclui a compositora Meredith Monk, os realizadores de cinema Elizabeth LeCompte e Spike Lee, a dramaturga Suzan-Lori Parks, a artista plástica Maya Lin, o arquiteto Frank Gehry e o músico Bob Dylan.