A maestrina Joana Carneiro dirige, esta quarta-feira, 24 de fevereiro, em Londres, a London Sinfonietta, na apresentação do espetáculo multimédia do holandês Michael Van der Aa, baseado na obra de Fernando Pessoa/Bernardo Soares, "Livro do Desassossego".

A peça, "The Book of Disquiet" ("O Livro do Desassossego"), que vai subir ao palco do Teatro Coronet, esta quarta e quinta-feira, é a versão inglesa do espetáculo, apresentado pela primeira vez em 2009, em alemão, em Linz, na Áustria, quando aquela cidade foi Capital da Europeia da Cultura.

Nesta edição em inglês, o papel de Bernardo Soares será interpretado pelo ator e realizador Samuel West.

O espetáculo mistura representação e música ao vivo, com música gravada e vídeos, nos quais se destacam a fadista Ana Moura e o ator João Reis.

Este último foi protagonista da versão portuguesa, apresentada pelo Remix Ensemble, na Casa da Música, em fevereiro de 2010.

Na altura, a Casa da Música descreveu o "espetáculo cénico" de Van der Aa, como uma ocasião "imperdível", envolvendo música ao vivo, representação em palco e um filme, rodado "com laivos do universo sonoro português, nos bairros de Lisboa, que o poeta percorria".

O compositor holandês Michel van der Aa nasceu em 1970, e os seus espetáculos contemplam, regularmente, a interação de diferentes expressões, da música ao cinema e à encenação em palco.

Antigo discípulo de Louis Andriessen e Gilius van Bergeijk, foi definido pelo Financial Times como um criador que “desafia os limites de todas as suas áreas de atividade”.