Pela Editorial Caminho, esta semana sai "An adventure in Porto", uma tradução para inglês de um dos volumes da coleção de sucesso "Uma aventura", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, publicado originalmente em 1985.

É a segunda vez que um dos títulos da coleção sai em versão inglesa, depois de "An adventure in Madeira", editado em 2016.

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, duas das mais conhecidas autoras portuguesas de livros para crianças e jovens, começaram a publicar a coleção "Uma aventura" em 1982 e, desde então, já foram editados 59 volumes de histórias protagonizadas por um grupo de amigos.

O 60.º volume, "Uma aventura no Palácio das Janelas Verdes", sairá em março também pela Caminho e novamente com ilustrações de Arlindo Fagundes.

Numa outra coleção, que conta com seis títulos, as duas escritoras lançam no final deste mês "A bruxa Cartuxa no hotel assombrado", com ilustrações de Carlos Marques, também pela Caminho.

Nesta chancela, está prevista ainda uma nova coleção de histórias escritas pela mesma dupla de autoras, a iniciar-se em fevereiro com o primeiro título, "As gémeas fazem anos". As protagonistas são as irmãs Teresa e Luísa, da série "Uma aventura".

Pela Caminho, a par destas edições, a 13 de fevereiro, sairá o livro ilustrado para a infância "Que exagero!", escrito e desenhado pelo autor português Chico Bolila.

Noutras chancelas do grupo Leya, destaque para uma nova edição, em fevereiro pela Oficina do Livro, de "Histórias em verso para meninos perversos", de Roald Dahl, que saiu pela primeira vez em Portugal em 1989 com ilustrações de Quentin Blake e tradução de Luísa Ducla Soares.

Sairá também "Mistério 8 - O Mistério do Ladrão Invisível", da autora Enid Blyton.

Pela Gailivro está prevista a edição em janeiro do livro ilustrado "Os brincalhões do triângulo cinzento", de Pedro Leitão, e de "Os azares de Max Crumbly – Caos na escola básica", de Rachel Reneé Russell, a mesma autora de "Diário de uma totó", e, em fevereiro, "Rei cru", de Adam Stower.

A Asa recupera alguns textos de António Torrado, publicados nos anos 1980, reunidos em "A raposa das botas altas e outras histórias", a partir da tradição oral portuguesa, e agora com novas ilustrações de Maria João Lopes.

A Texto edita a 27 de fevereiro "Querido pai", de Luísa Ducla Soares.