José Fanha é este ano o escritor convidado para moderar as conversas que, todos os dias do Books & Movies, “vão acontecer nos cafés da zona histórica de Alcobaça”, divulgou a câmara, organizadora do festival.

O “Café com livros e com…” serve-se, nesta terceira edição, com dois dedos de conversa com o ex- ministro Laborinho Lúcio ou a deputada (do BE) Mariana Mortágua, a par de Cristina Carvalho, Júlia Pinheiro, Ana Margarida Carvalho, Fernando Alvim, Rui Araújo e Pedro Marta Santos.

A mesa do café será ainda palco para uma tertúlia com a participação de Fernando Dacosta, para debater a poesia de Virgínia Vitorino, Natália Correia e Florbela Espanca.

À noite as conversas mudam-se para o Jardim do Amor (onde 32 editoras dinamizam um mercado do livro) e terão como convidados José Carlos Oliveira, Nuno Camarneiro, Manuel Arouca, Deana Barroqueiro e Domingos Amaral.

No cinema o programa inclui encontros com os realizadores ou atores dos filmes “Cartas da Guerra”, de Ivo Ferreira, “Vida por um fio”, de José Ricardo Pinto, “Inês de Portugal”, de José Carlos Oliveira, e “Manhã submersa”, de Lauro António.

“Navegar - Camões, Pessoa e o V Império” e “O torcologologista, Excelência” são as duas peças de teatro em destaque na programação, a primeira pela companhia Éter – Produção Cultural e a segunda pelos Gambuzinos com um pé de fora.

Ainda na área do teatro a companhia ACERT, que o ano passado levou a Alcobaça a “Viagem do Elefante”, de José Saramago, volta a apostar numa grande produção aberta à participação da comunidade local. Desta vez para apresentar “O pequeno grande polegar”, um espetáculo teatro-musical de rua, criado à volta de um engenho cénico de grandes dimensões, que se apresentará no sábado (dia 15), em frente ao Mosteiro de Alcobaça.

Sessões de showcooking, exposições, ateliês são outras das vertentes do programa que aposta nas atividades conjuntas para pais e filhos, reservando sessões de leitura de histórias para toda a família e apresentação de peças por grupos amadores do concelho.

Integrado no festival terá ainda lugar, nos dias 14 e 15, o Rock Fest, marcado por dois concertos no Museu do Vinho: o primeiro com Songs of Brothers, Hugo Trindade e Sofia Vitória e o segundo com Filho da Mãe e Captian Boy.

O festival termina no domingo, dia 16, com uma gala em que será homenageada Rita Blanco (na foto), protagonista de “A Gaiola Dourada” (2013) ou “Ganhar a Vida” (2001).

“A carreira de abrangência internacional no teatro e sobretudo na televisão e no cinema”, justifica, segundo a câmara, a homenagem à atriz laureada com o Globo de Ouro na categoria de Melhor Actriz de Cinema em 2002, com “Ganhar a Vida”, e em 2012, com “Sangue do meu Sangue”, ambos realizados por João Canijo. Em 2014 venceu a categoria de Melhor Atriz Secundária dos Prémios Áquila, devido à sua participação no filme “Os Maias - Cenas da Vida Romântica”, de João Botelho.

Na gala, com apresentação de Herman José, será ainda entregue o Prémio Internacional Books&Movies 2016, a Gonçalo Tarquínio, autor de “José (Au) Vento”, um documentário sobre o escultor José Aurélio, natural de Alcobaça.