O festival, que junta “diversão, entretenimento e, acima de tudo, muita música”, numa coorganização da Câmara Municipal de Santarém e da RVB Produções e Grupo Chiado, apresenta, além de Ludmilla, Laton Cordeiro, Soraia Ramos e DJ Batuta, numa “noite de ritmos contagiantes”, refere uma nota do município escalabitano.
Adotando o lema “Por uma Juventude Melhor”, o evento tem também um cariz solidário, já que, por cada bilhete vendido, reverte um euro para o projeto O Vigilante - Centro de Apoio à Infância e à Juventude de Santarém, acrescenta.
Desde 20 de junho e até 21 de setembro, Santarém acolhe o programa Verão In.Santarém - Festival de Arte e Cultura, com centenas de eventos a decorrerem, sobretudo no centro histórico da cidade.
No âmbito do programa, na próxima sexta-feira, na Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário), às 17:00 e às 19:00, vai ser possível assistir ao espetáculo “O Teatro mais Pequeno do Mundo”, de Graemme Pulleyn, um projeto artístico multidisciplinar que nasceu entre atores, músicos, bailarinos e escritores residentes em Viseu no verão de 2011.
“Tudo gira à volta da caravana ‘Penélope’, uma ‘roulotte’ clássica, que nos anos 70 levara uma família a passar férias inesquecíveis por este mundo fora, mas agora, 35 anos mais tarde, renasceu como o teatro mais pequeno do mundo”, descreve o município.
Também na sexta-feira, às 22:00, ainda na Praça Sá da Bandeira, haverá jazz, com Nuno Ferreira Trio (Nuno Ferreira, na guitarra, Manuel Brito, contrabaixo, e Luís Candeias, bateria) e, às 23:00, no pátio interior do Museu Diocesano, haverá observação astronómica noturna, na visita-ateliê “Contemplar o Céu”, que assinala os 50 anos da chegada do Homem à Lua e inclui uma subida à torre medieval onde existiu outrora um observatório astronómico.
A manhã de sábado será preenchida com animação desportiva e aulas abertas de ioga no jardim Portas do Sol e animação nas ruas do centro histórico com o Rancho Folclórico Camponeses da Raposa.
Às 19:00, na Praça Sá da Bandeira, o Teatro Só apresenta um espetáculo sobre a solidão na velhice, “Sómente”, teatro de rua “de grandes dimensões, com cenário e personagem em andas.
À noite, no mesmo local, a Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta “Música para Cinema”, seguindo-se a exibição do filme " Buena Vista Social Club”, de Wim Wenders, no Páteo das Palmeiras.
Desde a passada quinta-feira, duas lojas devolutas do centro histórico foram transformadas em “galerias com arte”: uma recebe a exposição "Contos para te contar", com trabalhos da artista plástica Fernanda Narciso e de Mário Rodrigues, artista escalabitano recentemente desaparecido, e a outra o projeto “Memórias”, que reúne pinturas de Cremilda Salvador, Noémia Tomás e António Cordeiro.
Individualmente ou em conjunto, estes artistas já participaram em várias exposições tanto em Portugal, como em Espanha.
Além destas exposições, patentes até 11 de agosto, o projeto abre-se a novos artistas, que poderão mostrar as suas obras nos mesmos espaços até ao dia 21 de setembro.
Comentários