No regresso ao modelo pré-pandemia, a organização anunciou hoje que são esperados mais de 500 músicos, depois de em 2019 acima de 550 tocadores de todo o país terem afluído à aldeia da União de Freguesias de Alvados e Alcaria (no município de Porto de Mós, distrito de Leiria), em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

A Barrenta, onde habitam 38 pessoas, transforma-se anualmente com a festa das concertinas, recebendo muitos milhares de visitantes, que ali se deslocam numa celebração da música tradicional portuguesa.

O encontro “pretende dar continuidade aos encontros anteriores e continuar a fazer desta iniciativa, um dos maiores encontros de tocadores de concertina do país”, anunciou o Centro Cultural da Barrenta, responsável pela organização.

Em 2020 e 2021, impedidos de realizar o encontro devido à pandemia, os tocadores da Barrenta assinalaram a data do evento com transmissões ‘online’ e com atuações itinerantes num camião-palco.

De acordo com a organização, a par das centenas de tocadores, são esperados muitos cantadores para sessões ao desafio, “cada vez mais uma das maiores apostas deste encontro”.

“A expectativa é este ano aumentar o leque de grandes nomes a nível nacional”, tanto nas concertinas como nos cantares ao desafio, acrescenta-se na nota hoje divulgada.