Na segunda semifinal do Festival da Canção, que decorreu este domingo, 24 de fevereiro, na RTP1, Diogo Piçarra, Cláudia Pascoal, Maria Inês Paris, Minnie & Rhayra, Lili, David Pessoa e Peter Serrado asseguraram passagem até à final de Guimarães.
Diogo Piçarra destacou-se, sendo o mais votado da noite, com 24 pontos (12 pontos do júri e 12 pontos do público). Em segundo lugar ficou "O Jardim", tema composto por Isaura e interpretado por Cláudia Pascoal (20 pontos).
A canção mais votada pelo júri foi "Canção do Fim", de Diogo Piçarra (12 pontos), seguida de "Jardim", interpretada por Cláudia Pascoal (10 pontos) e de "Mensageira", de Susana Travassos (8 pontos). O júri deu um ponto à canção número 13, de Peter Serrado.
O público atribuiu um ponto à canção número nove, de João Afonso. O tema composto por Capicua recebeu dois pontos. Já o tema de Diogo Piçarra foi o preferido dos telespectadores, sendo também um dos mais comentado nas redes sociais durante a transmissão televisiva.
OS 7 FINALISTAS
"Canção do Fim" - Diogo Piçarra (12 pontos do júri + 12 ponto do público = 24 pontos)
"O Jardim" - Cláudia Pascoal (10 pontos do júri + 10 ponto do público = 20 pontos)
"Bandeira Azul" - Maria Inês Paris (7 pontos do júri + 5 ponto do público = 12 pontos)
"Patati Patata" - Minnie & Rhayra (4 pontos do júri + 6 ponto do público = 10 pontos)
"O Voo das Cegonhas" - Lili (3 pontos do júri + 7 ponto do público = 10 pontos)
"Amor Veloz" - David Pessoa (5 pontos do júri + 4 ponto do público = 9 pontos)
"Sunset" - Peter Serrado (1 pontos do júri + 8 ponto do público = 9 pontos)
Na primeira semifinal, que decorreu há uma semana, no dia 18 de fevereiro, Peu Madureira (22 pontos), Janeiro (16 pontos), Catarina Miranda (16 pontos), Anabela (13 pontos), Joana Barra Vaz (8 pontos), Joana Espadinha (7 pontos) e Rui David (7 pontos) asseguraram viagem até à final da fase nacional de onde sairá 50º representante de Portugal no Festival da Eurovisão.
A semifinal deste domingo, transmitida a partir do Estúdio 1 das instalações da Rádio e Televisão de Portugal, em Lisboa, foi apresentada por Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo - Inês Lopes Gonçalves foi a repórter da Green Room. A primeira gala esteve a cargo de Jorge Gabriel e José Carlos Malato.
Os finalistas foram escolhidos com base no voto do público e dos jurados. Tal como em 2017, Júlio Isidro (ou 'Júri Isidro', com diz o próprio) volta a ser presidente do júri. Ana Bacalhau, Ana Markl, António Avelar Pinho, Carlão, Tozé Brito, Luísa Sobral, Sara Tavares e Mário Lopes vão ser os jurados do Festival da Canção.
Como aconteceu na primeira semifinal final, depois de serem apresentados todos os temas e antes do anúncio dos finalistas, Carlos Paião foi homenageado. João Pedro Coimbra e Nuno Figueiredo debruçaram-se sobre o cancioneiro do músico, recordando temas como "Pó de Arroz", "Cinderela" e "Playback".
Herman José também subiu ao palco do Festival da Canção para recordar Paião. O humorista cantou "A Canção do Beijinho".
As atuações
Susana Travassos, Lili, Sequin, Tamin, Daniela Onís, Diogo Piçarra, David Pessoa, Cláudia Pascoal, Rita Ruivo, Dora Fidalgo, Minnie & Rhayra, Peter Serrado e Maria Inês Paris subiram ao palco do Festival da Canção, que voltou a ser o centro das atenções em 2017 com a vitória de Salvador Sobral.
Tal aconteceu na primeira semifinal, o amor foi protagonista das letras da canções - mas houve menos baladas e temas com mais ritmo e mais animados. Na eliminatória deste domingo foram também apresentados dois temas em inglês.
Nas redes sociais, as atuações de Diogo Piçarra e Cláudia Pascoal (que interpretou o tema composto por Isaura) foram as mais comentadas. Mas os memes e gifs é que animaram o Twitter durante a transmissão televisiva da RTP1.
Maria Inês Paris - "Bandeira Azul" (Compositor: Tito Paris)
"Eu fiz a música, pedi a um grande amigo [Pierre Aderne] para fazer letra (...) e ele fez um grande trabalho", explicou Tito Paris no vídeo de apresentação do tema. Na emissão televisiva, a atuação de Maria Inês Paris arrancou com alguns problemas técnicos - a canção foi novamente apresentada no final. Oiça aqui a canção.
Dora Fidalgo - “Arco-Íris (Assim Cantou Zaratustra)" (Compositor: Miguel Angelo)
"A voz dela merece continuar a ser ouvida pela pessoas... não como coro, mas como voz principal", frisou Miguel Ângelo. Dora Fidalgo - que representou Portugal em 1989 na Eurovisão com os Da Vinci - foi a artista escolhida para interpretar o tema "Arco-Íris (Assim Cantou Zaratustra)". Oiça aqui a canção.
Sequin - "All Over Again" (Compositor: Bruno Cardoso)
A terceira canção apresentada foi "All Over Again", interpretada por Sequin. Bruno Cardoso, mais conhecido por Xinobi, foi o compositor. "Gosto muito da voz dela", frisou o músico. Oiça aqui a canção.
Diogo Piçarra - "Canção do Fim" (Compositor: Diogo Piçarra)
"O verdadeiro Diogo é quando sobe para cima do palco (...) Tentei fugir às músicas românticas", frisou Diogo Piçarra, acrescentando que quis fazer uma crítica à sociedade. A atuação do jovem cantor foi uma das mais comentadas nas redes sociais. Oiça aqui a canção.
David Pessoa - "Amor Veloz" (Compistor: Francisco Rebelo)
David Pessoa subiu ao palco do Estudio 1 da RTP para interpretar "Amor Veloz", tema composto por Francisco Rebelo. Márcio Silva foi o responsável pela letra. Oiça aqui a canção.
Tamin - "Sobre Nós” (Compositor: Capicua)
Tamin foi a voz escolhida por Capicua para interpretar "Sobre Nós". "Já a conheço há muitos anos, somos amigas", explicou a rapper do Porto. Luís Montenegro, João Rodrigues e Sérgio Alves também colaboraram na canção. Oiça aqui a canção.
Cláudia Pascoal - "O Jardim" (Compositor: Isaura)
Cláudia Pascoal foi cantou "O Jardim" no palco do Festival da Canção. "Ela tem uma voz diferente. Aquilo que ela diz é verdade (...) É uma voz que é imperfeita e, por isso, é perfeita", frisou Isaura no vídeo de apresentação do tema.
Cláudia Pascoal acabou a atuação de forma bastante emotiva, com um abraço a Isaura. Oiça aqui a canção.
Minni & Rhayra - "Patati Patata" (Compositor: Paulo Flores)
A oitava canção a ser apresentada foi "Patati Patata", composta por Paulo Flores. Minni & Rhayra foram as intérpretes escolhidas. "A nossa vontade é divertir as pessoas", frisou o músico.
Ao longo da canção, a dupla canta em mais de dez línguas. Oiça aqui a canção.
Rita Ruivo - "Anda Daí" (Compositor: João Afonso)
Rita Ruivo foi a voz escolhida por João Afonso pata o tema "Anda Daí". Oiça aqui a canção.
Susana Travassos - "Mensageira" (Compositor: Aline Frazão)
Susana Travassos interpretou o tema "Mensageira". "Inspirei-me na voz dela, nas emoções que ela consegue transmitir com a voz. Inspirei-me no lugar de onde ela vem, o sul", explicou a compositora Aline Frazão, acrescentando que se trata de uma "canção triste". Oiça aqui a canção.
Lili - "O Voo das Cegonhas" (Compositor: Armando Teixeira)
O tema de Armando Teixeira foi o 11º a ser apresentado na segunda semifinal do Festival da Canção. Lili foi a intérprete escolhida: "É uma voz cheia de personalidade e dá muito mais à canção", frisou o compositor. Oiça aqui a canção.
Daniela Onís - "Pra Lá Do Rio" (Compositor: Daniela Onís)
"Para Lá do Rio" foi a 12ª canção a ser apresentada. O tema foi composta e interpretada por Daniela Onís, vencedora da "Masterclass" da Antena 1. "É uma canção de amor e de despedida, mas é também uma canção libertadora", explicou a artista. Oiça aqui a canção.
Peter Serrado - “Sunset" (Compositor: Peter Serrado)
“Sunset", do lusodescendente Peter Serrado, foi a última a ser apresentada. "Sempre segui o Festival da Canção e era um sonho subir ao palco da Eurovisão", confessou. Oiça aqui a canção.
Recorde os finalistas da primeira semifinal
“Só por Ela” (composta por Diogo Clemente e interpretada por Peu Madureira), “(sem título)" (composta e interpretada por Janeiro), “Para sorrir eu não preciso de nada” (Júlio Resende/Catarina Miranda), “Pra te dar abrigo” (Fernando Tordo/Anabela), “Anda estragar-me os planos” (Francisca Cortesão/Joana Barra Vaz), “Zero a zero” (Benjamim/Joana Espadinha) e “Sem medo” (Jorge Palma/Rui David) foram os temas escolhidos na primeira semifinal do Festival da Canção.
O tema composto por Jorge Palma, que participou pela primeira vez no Festival da Canção em 1975, foi o segundo a ser apresentado e o último a garantir um lugar na final, devido ao erro na contagem dos votos. "É uma canção muito simples", frisou no vídeo da apresentação, acrescentando que é uma música de amor "com rugas".
Rui David foi o intérprete escolhido por Jorge Palma para cantar o tema "Sem Medo".
Depois de ter representado Portugal em Dublin, em 1993, com "Quando Cai a Noite na Cidade", Anabela voltou ao palco do Festival da Canção para cantar "Pra Te Dar Abrigo", tema composto por Fernando Tordo, músico que participou pela primeira vez no concurso há 50 anos.
A canção composta por Júlio Resende, parceiro musical de Salvador Sobral, foi a quinta a ser apresentada na primeira semifinal do Festival da Canção. "A inspiração desta música vem de um sonho. É um facto. Acho que nunca tinha dito nada tão piroso", disse o músico.
"Para Sorrir, Eu Não Preciso de Nada" foi interpretada por Catarina Miranda, mais conhecida por Emmy Curl.
Joana Espadinha (não, não é familiar do Vítor Espadinha) interpretou "Zero a Zero", tema composto por Benjamin.
Janeiro, compositor convidado por Salvador Sobral para participar no Festival da Canção, apresentou uma canção sem título. "Não me imagino na Eurovisão", atirou o cantor no vídeo de apresentação exibido antes de subir ao palco do Estúdio 1 da RTP.
Francisca Cortesão apresentou também uma canção de amor. Joana Barra Vaz foi a intérprete escolhida para cantar o tema "Anda Estragar-me os Planos".
Depois foi a vez do tema Diogo Clemente. O compositor escolheu Peu Madureira para cantar "Só Por Ela". "A voz da pessoa que escolhi é uma extensão da alma. Vejo a música na Eurovisão", confessou.
Em cada semifinal foram apresentadas 13 canções, sendo apurados sete intérpretes em cada evento. Nesse momento foram escolhidos os 14 finalistas que marcarão presença na final que irá decorrer no Pavilhão Multiusos, em Guimarães, com vista a apurar o representante de Portugal no Festival da Canção de 2018, a realizar-se em Lisboa, no dia 12 de maio.
Aline Frazão, Armando Teixeira, Benjamim, Bruno Cardoso, Capicua, Diogo Clemente, Diogo Piçarra, Francisco Rebelo, Fernando Tordo, Isaura, João Afonso, Jorge Palma, José Cid, JP Simões, Júlio Resende, Mallu Magalhães, Miguel Ângelo, Minta, Nuno Rafael, Paulo Flores, Paulo Praça, Tito Paris, Janeiro, Daniela Onis, Peter Serrado e Rita Dias foram os compositores convidados e os responsáveis por escolher o intérprete para a sua canção.
O vencedor da seleção nacional será o 50º representante de Portugal no Festival da Eurovisão.
Comentários