O fundador da revista Playboy, Hugh Hefner, morreu na quarta-feira à noite, aos 91 anos, em casa, a Mansão Playboy em Los Angeles, nos Estados Unidos, informou a empresa.

De acordo com um comunicado divulgado pela revista, Hefner morreu de causas naturais, rodeado pela família.

Também no Twitter, a Playboy fez o anúncio da morte, que surgiu acompanhado de uma conhecida frase de Hefner: "A vida é muito curta para viver o sonho de outra pessoa".

"O meu pai viveu uma vida excepcional e impactante. Defendeu alguns dos movimentos sociais e culturais mais importantes do nosso tempo, a liberdade de expressão, os direitos civis e a liberdade sexual", destacou Cooper Hefner, filho de Hugh, ao confirmar o falecimento.

Além de Cooper, Hugh Hefner tem outros três filhos: David e Marston, e a filha Christie.

Nascido em Chicago, em 1926, Hefner fundou a Playboy em 1953 depois de os executivos da revista Esquire lhe terem negado um aumento de cinco dólares no salário.

O império começou com a revista "Playboy" e depois Hefner estendeu o negócio à produção de conteúdos eróticos para a TV e a Internet, além do licenciamento de produtos com a conhecida marca do coelho de gravata.

A revista, que marcou a "revolução sexual" dos anos 60 e 70 e foi publicada em quase todo o planeta, enfrentava nos últimos anos a concorrência da Internet, e chegou a experimentar - entre 2016 e 2017 - publicações sem nudez, mas acabou por regressar à sua fórmula original.

"Hefner adotou uma abordagem progressiva não só para sexualidade e humor, mas também para a literatura, política e cultura", destacou a Playboy.

Hefner era casado desde 2010 com a modelo Crystal Harris, 60 anos mais nova que ele, depois de ter passado por dois divórcios nos anos 50.

Conhecido por manter várias namoradas ao mesmo tempo na sua casa, Hefner foi ainda protagonista do reality show que mostrava os bastidores da mais célebre mansão do mundo "Girls of Playboy Mansion".

Capas com muita história

Pela capa da Playboy passaram ao longo dos anos inúmeras figuras icónicas do mundo de Hollywood, de Marilyn Monroe a Madonna, passando por Marge Simpson, da série de animação "Os Simpsons".

Recorde na galeria 50 capas que marcaram a história da Playboy: