Há 16 anos que esta iniciativa municipal reúne, na Praça das Eiras, “alguns dos diversos sons do mundo”, estando previstos para sexta-feira e sábado ritmos que juntam a cultura local e de países como Espanha, Israel, Sudão e o tango argentino.

As ruas da cidade transmontana serão invadidas também pelos ritmos tradicionais, com as habituais arruadas a cargo de grupos locais e estrangeiros.

A Câmara de Macedo de Cavaleiros divulgou que a música da terra estará representada pela dupla António Malta Gomes e Bruno Mazeda e os irmãos Zingarelhos.

Ao palco principal vão subir também o tango argentino com La Porteña Tango Trio, as influências do Sudão, Israel e Espanha com Três Culturas Três, e os Portugueses Pedro Mestre e os Malech Machaya, cabeças-de-cartaz.

Os espetáculos noturnos serão antecedidos de arruadas ao som de África Viva e Paco Diez, os representantes estrangeiros que se juntam aos grupos tradicionais do concelho.

A música tradicional de Macedo de Cavaleiros estará representada pelo Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, Bombos de Ala, Toca a Bombar, Fanfarra de Vale da Porca e Banda de Latos de Bagueixe.

Na terra dos mais emblemáticos mascarados do Nordeste Transmontano, também os Caretos de Podence vão participar na animação, colorindo e invadindo as ruas com os seus trajes garridos e o típico som dos chocalhos da indumentária destas diabólicas figuras das festas do Carnaval e Natal transmontanos.