Formada pela Guildhall School of Music and Drama, Sofia Escobar tem protagonizado o elenco dos musicais do West End, em Londres, quer como Christine, de "O Fantasma da Ópera", quer como de Maria, de "West Side Story".

Para a primeira atuação da cantora nas Temporadas Gulbenkian de Música, o maestro Jorge Matta criou o programa "Musicais e Natais do Mundo", inspirado em papéis desempenhados por Sofia Escobar, ao longo da sua carreira, de acordo com o programa de sala do concerto, que será retomado até sexta-feira, no Grande Auditório da fundação, em Lisboa.

A sequência inclui assim canções de Andrew Lloyd Weber ("Evita", "O Fantasma da Ópera", "The Prince of Egypt"), Frederick Loewe ("My Fair Lady"), Claude-Michel Schönberg ("Le Misérables") e Leonard Bernstein ("West Side Story"/"Amor sem Barreiras"), a que se juntam 'clássicos' de Natal, como "Frosty, the Snowman", "Let it Snow" e "Santa is Coming to Town", na versão de Michael Fry, ou "Silent Night", "Patapan" e "Adeste Fidelis", de Robert Shaw e Russell Benett, dos "Many Moods of Christmas", para além de peças como "Angel's Carol", de John Rutter, e "Polar Express Suite", de Alan Silvestri.

A ponte entre estes dois universos - a música de palco e o repertório tradicional de Natal - é feita por canções como "Walkin in the Air", do filme de animação "The Snowman", de Howard Blake, que foi colaborador próximo de Henry Mancini, o compositor de "A Pantera Cor de Rosa".

Segundo a Gulbenkian, o alinhamento definido por Jorge Matta "procurou também estabelecer um equilíbrio entre a solista, Sofia Escobar, e o Coro Gulbenkian", numa viagem por "memórias de Natais passados".

Sofia Escobar nasceu em Guimarães em 1984, fez o curso de Canto do Conservatório do Porto, estudou Canto e Representação, na Guildhall School of Music and Drama e, ao longo da carreira profissional, que soma perto de dez anos, participou em espetáculos de teatro musical, em salas como Rivoli, no Porto, São Carlos, em Lisboa, e diferentes teatros do West End, em Londres.

A encenação de "Amor sem Barreiras", de Leonard Bernstein, valeu-lhe o prémio de Melhor Atriz num Musical, nos Whatsonstage Thatregoer's Choice, e uma nomeação, na mesma categoria, para os prémios Lawrence Olivier do teatro britânico.

O programa "Musicais e Natais do Mundo", por Sofia Escobar, com o Coro e a Orquestra Gulbenkian, sob a direção de Jorge Matta, é apresentado na quarta, quinta e sexta-feira, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, sempre a partir das 20:00.