Com selo da editora Saída de Emergência, "Os melhores contos de Edgar Allan Poe" junta uma seleção de 28 histórias curtas, como as conhecidas "O escaravelho de ouro" e "O poço e o pêndulo", que se estendem por quase 500 páginas.

"Quando se leem as histórias de Poe, o medo e a escuridão são palpáveis. Os elementos de terror são opressivos por serem tão clinicamente dissecados pelo narrador", afirma a editora Safaa Dib na introdução.

Entre os 28 autores convidados contam-se André Caetano, que desenhou uma ilustração para "Hop-Frog", Osvaldo Medina, que ilustrou "O anjo do bizarro", Jorge Coelho, que colabora em "Montanhas escabrosas", e Nuno Saraiva, convidado para "O gato negro".

Susa Monteiro ilustrou "O escaravelho de ouro" e Zé Burnay desenhou "Metzengerstein", o conto que abre esta coletânea da Saída de Emergência e que é a primeira história curta que Edgar Allan Poe viu ser impressa, em 1832, tinha então com 23 anos.

Edgar Allan Poe, que morreu aos 40 anos em 1849, "é um autor que, como todos os pioneiros forçados a desbravar caminho, sofreu na pele a incompreensão, a malícia e o desprezo dos seis conterrâneos. (...) Seriam os europeus os primeiros a reconhecer a originalidade da sua obra e só posteriormente os seus conterrâneos admitiriam a natureza visionária e assombrosa dos seus escritos", recorda a editora.

O livro será apresentado no dia 7, no cinema São Jorge, em Lisboa, pelo músico e argumentista Filipe Melo no âmbito do MOTELx – Festival Internacional de cinema de terror de Lisboa.