Com direção musical do Maestro José Ferreira Lobo, a ópera de Gioacchino Rossini contou com solistas portugueses e italianos, aos quais se juntaram o Coro e Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade.

Os cenários, cuidadosamente elaborados, refletem, na perfeição, o ambiente de cada ato, com quadros dinâmicos que permitem ao público acompanhar a história e centrar a narrativa.

Ao ritmo da música apurada de Rossini, magnificamente interpretada e cantada, a plateia rende-se à infantilidade de Rosina, à esperteza do Barbeiro e à persistência do Conde de Almaviva.

Uma das óperas italianas mais famosas de sempre, estreou-se em Roma, em 1816, e segue a primeira das peças da "trilogia de Figaro", onde o barbeiro Figaro, conhecedor de todos os rumores e histórias de Sevilha, tenta ajudar o Conde Lindoro de Almaviva a conquistar Rosina. Mas o Dottore Bartolo tem outros planos para a sua pupila numa história onde não falta o sinistro Don Basílio e a intrometida Berta.

“Esta encenação d’”O Barbeiro de Sevilha” caminhou nos princípios da agilidade e da dinâmica, dirigindo os solistas que interpretam as personagens a uma conduta fiel à comicidade de Gioachino Rossini”, explica a atriz Linda Rodrigues, que assume a encenação desta produção. “Há uma rapidez física em cada um dos corpos, anti-natura, que amplia a dimensão das peripécias, e que se reflete num nível de grande exigência para os intérpretes”, adianta.

O ritmo e o virtuosismo da partitura transportam o espectador para uma intensa narrativa, onde a aparente simplicidade, não é mais do que “uma preparação consistente e um apurado sentido de estilo”.

créditos: Paulo Soares

Ficha artística:

Antonino Giacobbe, Figaro
Francesca Bruni, Rosina
José Corvelo, Dr. Bartolo
Dinis Rodrigues, Conde de Almaviva
Rui Silva, Don Basilio
Ana dos Santos, Berta
Tiago Torres, Fiorello/Sargento

Orquestra e Coro da Ópera na Academia e na Cidade
Manuel Flores Palacios, Maestro do Coro
José Ferreira Lobo, Direção Musical

Linda Rodrigues, Encenação
Miguel Massip, Cenografia
Roberto Punzi, Desenho de Luz
Angel Pazos, Direção de Cena
Berta Cardoso, Figurinos
Sara Ribeiro / Eduardo Cardoso, Assistência de Guarda-roupa
Arnaldo, Adereços
Rita Rocha, Assistência de Cenografia e Adereços
Ni Fernandes, Caracterização
Filipe Cerqueira/Alicia Moreno Valiente, Correpetição
Sofia Vaz Silva, Produção