“Manteve uma prolongada atividade artística, sendo sempre reconhecido pelo seu estilo e bom gosto”, refere a SPA, num comunicado hoje divulgado, no qual manifesta “pesar” pela morte do músico.

Armando Gama morreu na madrugada de hoje, aos 67 anos, no Instituto Português de Oncologia (IPO), em Lisboa, onde se encontrava internado, disse à Lusa fonte próxima da família.

Na mensagem, na qual recorda a carreira de Armando Gama, a SPA refere que o músico era “beneficiário da cooperativa desde 1976 e seu cooperador desde julho de 1993”.

Armando Gama

Armando Gama nasceu a 1 de abril de 1954, em Luanda, e iniciou o percurso musical cedo, começando a tocar harmónica em família na infância.

Em 1983, venceu o Festival RTP da Canção com "Esta Balada que te Dou”, de sua autoria, com orquestração de Mike Sergeant, que representou Portugal no Festival da Eurovisão, realizado em Munique, na Alemanha, tendo ficado em 13.º lugar.

A canção foi editada em 17 países e alcançou o top de vendas na Bélgica, entre outros países. Em Portugal, vendeu 80 mil exemplares.

Na década de 1970, formou os grupos LoveBirds e Tantra, assim como o duo Sarabanda, com Kris Kopke.

Em 1982, estreou-se a solo com o álbum “Quase Tudo”.

Ao longo da carreira, produziu artistas e grupos como Dina, Mário Mata, Dino Meira, Doce, Trio Odemira e Nicolau Breyner, e deu voz a temas de séries animadas infantis como “Bana e Flapi” e “Sport Billy”.

Em 1999 começou a atuar, regularmente, como pianista no Casino Estoril, onde se manteve até julho de 2008.

Em maio de 2006, apresentou o espetáculo “Armando Gama o 5.º Beatle”, que foi mantendo esporadicamente, e gravou um DVD no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.

A partir de abril de 2009, atuou ao piano, regularmente à noite, no Palácio de Seteais, em Sintra.

Em 2009, voltou a concorrer ao Festival RTP da Canção com “Amor mais que Perfeito”, que chegou à semifinal.

Armando Gama foi-se mantendo em atividade com atuações em quarteto – Virgílio Marujo na bateria, Zé Pinho na guitarra, Nélson Oliveira no baixo, e Gama, ao piano -, com a banda Revival e a solo, atuando com regularidade no bar Xafarix, em Lisboa, além de atuar em todo o país e algumas vezes além-fronteiras.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.