"Quero fazer contigo o que a primavera faz com as cerejas". O verso do poema de Pablo Neruda pode servir de sinopse para o ambiente que se vive no NOS Primavera Sound, que começou a animar o Parque da Cidade do Porto esta quinta-feira, 8 de junho. E assim vai ser até sábado, dia 9.

“Dou-me Corda”, de Samuel Úria, foi a primeira música tocada no arranque da sexta edição do evento, logo às 17h00, como agendado pela organização. O cantor deu as boas vindas aos festivaleiros e fez uma pequena viagem por alguns dos temas da sua carreira, centrando-se no disco que lançou em 2016, "Carga de Ombro".

Veja também: NOS Primavera Sound: Flores para todos os gostos

Cigarettes After Sex

Antes das 18h00, os Cigarettes After Sex inauguraram o palco principal. Com o público ainda a chegar ao recinto, os norte-americanos revelaram alguns temas do seu novo disco, que chega às lojas esta sexta-feira, 9 de junho.

O grupo de Brooklyn embalou o Parque da Cidade com a sua pop melancólica e sonhadora, sempre em tons de preto e branco. Foi, sem dúvida, a banda sonora perfeita para o final de tarde do primeiro dia do NOS Primavera Sound, enquanto alguns festivaleiros ainda estendiam a toalha para o piquenique.

A energia de Miguel

Miguel, artista norte-americano comparado com Prince e habituado a partilhar o pódio do R&B contemporâneo com Frank Ocean, também foi um dos protagonistas do primeiro dia. Na bagagem, o cantor trouxe  "Wildheart" (2015), um álbum que mistura funk, hip hop, rock e eletrónica.

MIGUEL MIGUEL

Durante quase uma hora, Miguel libertou toda a energia e contagiou os festivaleiros que encheram o anfiteatro natural do Parque da Cidade do Porto. "Coffee (Fucking)", "Simple Things" e "Waves" foram alguns dos temas que animaram o público. Mas também houve viagens até ao início da carreira, com "Adorn" ou "Candles in the Sun", por exemplo.

À semelhança do que tinha acontecido no Primavera Sound de Barcelona, Miguel conquistou com o seu carisma e talento. Muitos saltos, muitos sorrisos e muita (mas mesmo muita) alegria e energia.

NOS PRIMAVERA SOUND NOS PRIMAVERA SOUND

O hip-hop dos Run The Jewels também convenceu na primeira noite. No regresso ao festival onde a banda tinha atuado há dois, EL-P e Killer Mike focaram-se no seu terceiro álbum, lançado em dezembro.

Para o arranque, os norte-americanos escolheram "We Are The Champions", dos Queen, e foi, sem dúvida, um concerto vencedor. Ao longo de todo o espetáculo, as batidas certeiras e a energia dos músicos contagiaram o público, que saltou do início ao fim - amanhã as pernas vão refletir isso.

“Close Your Eyes (And Count To F**k)”, “Lie, Cheat, Steal” e "Nobody Speak, Nobody Gets Choked" não ficaram de fora do alinhamento que convidou a muitos moches e saltos (quase) até à lua.

Justice: Adeus e até amanhã

Salta. Salta. Salta. E dança. Os Justice fecharam a primeira noite do NOS Primavera Sound da melhor forma. Os franceses transformaram o Parque da Cidade numa verdadeira pista de dança com as suas canções eletrónicas e exultantes.

NOS PRIMAVERA NOS PRIMAVERA

"D.A.N.C.E." e "Canon" abriram as cerimónias, injetando a energia e adrenalina nos milhares de festivaleiros que não arredaram pé.

Gaspard Augé e Xavier de Rosnay  deram várias voltas pelo último disco que editaram, "Woman" (2016), que acabou com um jejum de cinco anos. Sons ácidos, pop com sintetizadores e um renovado french touch/house marcaram o espetáculo.

Além das batidas certeiras, o jogo de luzes da dupla surpreendeu todos. Foi um bom final de noite/madrugada no Parque da Cidade. Esta sexta-feira há mais.

Reforço de segurança à entrada do festival

A PSP reforçou a presença policial na revista ao público à entrada do NOS Primavera Sound. O porta-voz da PSP, intendente Hugo Palma, disse à agência Lusa que nos três dias do festival haverá “uma maior presença e visibilidade policial”, bem como a existência de polícias à civil para vigiarem os acessos aos locais dos espetáculos.

Hugo Palma adiantou que vão também ser feitas revistas de segurança, como acontece nos jogos de futebol, tendo o público que mostrar à entrada as mochilas ou malas. O mesmo responsável disse ainda que nos acessos ao local do Primavera Sound o trânsito vai estar interdito a viaturas durante os três os dias.

O NOS Primavera Sound termina no sábado, dia 10 de junho, contando com artistas como Aphex Twin, Justice, Bon Iver, Whitney, Sleaford Mods, Flying Lotus e muitos outros.

Veja na galerias as imagens dos concertos do primeiro dia do NOS Primavera Sound:

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.