Editores independentes de música de Portugal e Espanha reúnem-se em Lisboa, na sexta-feira, 20 de novembro, para criar uma plataforma ibérica para agilizar o licenciamento de artistas entre os dois países.

O encontro acontecerá no Centro de Inovação da Mouraria, em Lisboa, com editoras e representantes da Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes (AMAEI) e da Unión Fonográfica Independiente (UFI), de Espanha.

"Queríamos fazer um evento que aproximasse as editorias independentes dos dois países, que não interagem muito", explicou à agência Lusa Nuno Saraiva, da direção da AMEI.

O objetivo, referiu Nuno Saraiva, é dinamizar a edição de música independente portuguesa em Espanha e de música espanhola em Portugal, ou seja, incentivar o licenciamento de artistas portugueses e espanhóis nos respetivos mercados vizinhos.

Essa plataforma, batizada de "Independent Music Hubs", será debatida em encontros que acontecerão na sexta-feira, com as duas associações a darem um empurrão ao conhecimento entre associados.

O lado mais visível desta iniciativa acontecerá à noite no Popular Alvalade, com concertos de três artistas espanhóis associados da UFI: Joe Crepúsculo, Tigres Leones e Bel Bee Bee.

Em 2016, Nuno Saraiva prevê que sejam os artistas portugueses a apresentarem-se em palcos espanhóis, no âmbito deste projeto.

Para o responsável, esta proposta de licenciamentos entre países poderá ser, depois, o desencadeador de uma maior divulgação de música portuguesa em Espanha, por via de mais concertos e exposição junto da imprensa.

A AMEI foi fundada em 2012 para representar o universo das pequenas editoras discográficas e todos os artistas que editam a sua própria música. Atualmente tem mais de trinta associados, entre os quais as editoras Rastilho Records, Blim Records e a Indiefada, criada pelos GNR, assim como Old Jerusalem e Weatherman.

Parte do trabalho da associação tem sido mais virado para o mercado externo, com a participação em feiras do setor, como modo de internacionalização dos artistas associados.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.