O disco, intitulado "Luna Demos", é um "exclusivo mundial" da Lux Records, recuperando as músicas que Dean Wareham compôs e gravou antes de formar os Luna, em 1991, e que acabariam por ser regravadas por aquela banda norte-americana, revelou a editora, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O lançamento do disco, apenas editado em vinil, vai acontecer a 3 de setembro, data de um concerto único dos Luna em Portugal, em Coimbra, no ‘warm-up' do festival Lux Interior, que decorre de 13 a 15 de setembro, apresentando o seu último disco, "A Sentimental Education", lançado em 2017, depois de 12 anos de interregno.

O vinil conta com vários temas gravados por Dean Wareham, sozinho, ou acompanhado por outros músicos, numa textura "mais crua" e com uma sonoridade "completamente diferente" das músicas que foram depois regravadas pelos Luna, disse à Lusa o responsável pela Lux Records, Rui Ferreira.

A banda de rock americana Luna nasceu "das cinzas dos Galaxie 500", continuando na mesma linha - uma "fusão de Velvet Underground com Jonathan Richman, mas mais melódica" -, afirmou.

O disco que agora é lançado vai estar disponível em duas edições numeradas - de vinil preto e vinil transparente - sendo que a edição transparente já está "praticamente esgotada com as reservas", afirmou.

Contando com distribuição nos Estados Unidos, Inglaterra e resto da Europa, a edição vai ter apenas 600 exemplares.

"Não demorará muito a esgotar", refere Rui Ferreira, explicando que o disco é apenas lançado em vinil a pedido do próprio Dean Wareham.

A possibilidade de o músico norte-americano lançar pela editora de Coimbra surgiu pelas mãos de um fã dos Luna, amigo de Rui Ferreira, que, numa conversa, contou-lhe que Dean Wareham estava à procura de uma editora para "lançar umas coisas".

"Ele aceitou e avançámos", resumiu.

Segundo o responsável pela Lux Records, esta poderá ser apenas a primeira de outras colaborações de Dean Wareham e dos Luna com a editora de Coimbra.

Nomeadamente, há a perspetiva de convidar os Luna para fazerem três versões de outras músicas, no âmbito de um projeto de Rui Ferreira de lançar uma compilação apenas com versões.

Depois do 'warm-up' com os americanos Luna e os conimbricenses Birds Are Indie a 3 de setembro, no Salão Brazil, a segunda edição do festival Lux Interior prossegue de 13 a 15 de setembro, no Convento São Francisco, onde atuam, entre outros, Legendary Tigerman e Belle Chase Hotel.

Newsletter

Os melhores filmes, as séries mais populares e a música que tem mesmo de ouvir. Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.