Segundo o festival, os HHY & The Macumbas farão a estreia mundial de uma performance partilhada com The Kampala Unit, formada por músicos do Uganda, num projeto que nasceu neste país em 2018 no âmbito do festival ugandês Nyege Nyege, nas margens do rio Nilo.

"Os artistas do Uganda irão viajar pela primeira vez para a Europa para participar neste espetáculo único com a formação portuguesa", explicou o festival Unsound que, em edições anteriores, já tinha feito uma parceria com o Nyege Nyege.

Os HHY & The Macumbas surgiram no Porto em 2008 e ao longo de uma década de existência já conheceram várias formações e, neste momento, a Jonathan Uliel Saldanha juntam-se João Pais Filipe, Brendan Hemsworth, Filipe Silva e Frankão na percussão, e André Rocha e Álvaro Almeida nos metais.

No final do ano passado editaram o álbum "Beheaded Totem".

No festival Unsound estará também a DJ e produtora portuguesa Inês Coutinho, que assina como Violet e que a organização diz ser reconhecida pelo "ativismo e pelo tecno emocional".

Nascida em Lisboa, Inês Coutinho foi cofundadora da Rádio Quântica e dedica-se à música há mais de dez anos.

Integrou a banda A.M.O.R., antes de se lançar a solo como Violet, de editar o EP “River Styx” e de criar a editora Naive.

Nos últimos anos, tem atuado em festas e discotecas por toda a Europa, tendo no ano passado realizado as primeiras digressões nos Estados Unidos e na Ásia. Em julho atuará no festival Roskilde, na Dinamarca.

O festival Unsound decorrerá de 06 a 13 de outubro em Cracóvia, ocupando vários espaços da cidade polaca com concertos, debates, cinema e oficinas, e será dedicado ao tema da "Solidariedade".