Um juiz de Los Angeles determinou esta terça-feira, 22 de setembro, que a Warner Music não tem direitos sobre “Happy Birthday” (“Parabéns a Você”), que pode ser utilizada em público sem qualquer imposto.

A Warner Chappell Music "não detém o direito de autor válido sobre a letra de 'Happy Birthday'", tema de domínio público, decretou o juiz George King.

A decisão acaba com uma batalha legal de dois anos contra a Warner provocada por um músico e um cineasta que realizaram um filme sobre a música. A Warner cobrava a ambos 1500 dólares por direitos para utilizar a canção.

Rupa Marya e Robert Siegel argumentaram que a música, escrita no final do século XIX, é de domínio público e não estava registada corretamente.

Warner, que em 1988 comprou a empresa detentora dos direitos da canção, argumentou que “Happy Birthday” está protegida pelo direito de autor desde 1935, e que tal situação persiste.

A canção, a mais cantada em inglês segundo o livro Guinness dos recordes, foi originalmente escrita para crianças sob o título de "Good Morning to All" (Bom Dia para Todos).