Um dos temas da atualidade nos EUA: o presidente Donald Trump submeteu-se ao exame médico anual obrigatório e passou com distinção.

E numa semana em que a sua saúde mental também foi colocada em causa no livro "Fire and Fury", também quis ser o primeiro a submeter-se a um exame cognitivo, onde teve nota máxima.

No entanto, já há uma nova polémica: a altura e o peso. A tal ponto que o realizador dos filmes "Guardiões da Galáxia" ofereceu 100 mil dólares [81,75 mil euros] a uma das instituições de caridade preferidas do inquilino da Casa Branca se este se pesar publicamente numa balança com um médico imparcial escolhido de comum acordo. E garante estar a falar a sério.

A proposta tem uma razão de ser: ao partilhar os resultados do exame com os jornalistas, o médico da Casa Branca garantiu que Trump, de 71 anos, tinha cerca de 1,90 metros e pesava 108 quilos.Muitos reagiram com cepticismo, notando que era "conveniente" que o índice de massa corporal (IMC) fosse de 29,9, colocando-o no limite do peso excessivo, a uma décima do limiar da obesidade. Outros colocaram lado a lado fotografias de Trump com outras pessoas da mesma altura e peso para salientar o contraste.

Outros também recordam que o próprio Trump disse anteriormente que tinha cerca de 1,87 metros.

Uma fotografia deste ao lado de Barack Obama, que tem 1,84 metros, foi também partilhada por James Gunn, que garante que não se trata de envergonhar o presidente por ser gordo mas de expor o seu "padrão contínuo de fabricar factos".