A Queima das Fitas deste ano apresenta algumas mudanças face aos anos anteriores, desde logo por ser a primeira festa dos estudantes de Coimbra sem garraiada, que foi retirada do programa oficial depois de mais de 70% dos estudantes terem decidido acabar com este evento, em referendo realizado em março.

Para além disso, há outras alterações em curso, disse o secretário-geral da comissão organizadora, Manuel Lourenço, que falava à agência Lusa à margem da apresentação do cartaz oficial da festa.

No cortejo deste ano, que decorre a 06 de maio, a organização pretende ter sanitários ao longo do percurso, caso a autarquia assim o autorize, e vai colocar faixas e mensagens nesse mesmo dia a apelar a um "consumo mais responsável" e sem desperdício, sublinhou.

Já na Praça da Canção, onde atuam os artistas, deverá haver copos reutilizáveis para também combater o desperdício, afirmou, salientando que a organização está também a trabalhar para que, no futuro, deixem de ser utilizadas latas de cerveja no cortejo e se passem a usar barris de cinco litros.

A edição deste ano da festa da Queima das Fitas está orçada em 980 mil euros, menos 250 mil do que na edição anterior, o que levou a "alguma ginástica na programação", esclareceu Manuel Lourenço.

A festa dos estudantes arranca no dia 03 de maio, com a serenata a decorrer na Sé Velha, evento assegurado depois de ter ficado sanado o conflito com a Secção de Fado, que tinha criticado a falta de apoio financeiro e fracas condições para os seus grupos que atuam tradicionalmente nas noites do parque.

Na Praça da Canção, a animação começa a 04 de maio, com as atuações do brasileiro Seu Jorge e da portuguesa Blaya, que fez parte dos Buraka Som Sistema e que este ano lança novo álbum.

No primeiro sábado da Queima das Fitas, há atuação dos portugueses Xutos e Pontapés e Linda Martini e, no domingo de cortejo, é Quim Barreiros quem anima a noite, como já vem sendo hábito.

Pelo palco montado na Praça da Canção, passam também Dillaz, Calema e Mundo Segundo com Sam The Kid, numa atuação com vários artistas convidados e b-boys (dançarinos de breakdance).

A festa dos estudantes termina a 11 de maio, com concertos de Carolina Deslandes e da brasileira Daniela Mercury.

Este ano, os estudantes bolseiros vão ter um desconto na compra do bilhete geral e o número de convites distribuídos pela organização é reduzido em "mais de 50%", afirmou.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.