Altice Arena, em Lisboa, cheia e com os gritos a fazerem eco no Tejo. O culpado por toda esta euforia? Shawn Mendes. Sete meses depois do último concerto em Portugal, o cantor voltou à capital para apresentar o seu último disco e viajar pelos temas mais marcantes da sua carreira (curta, mas consistente).

Pouco depois das oito e meia da noite, as luzes da sala lisboeta desligaram-se e soaram os primeiros acordes de "Lost in Japan", levando os milhares de fãs à loucura. Entre gritos, Shawn Mendes surge no centro do palco e solta os primeiros versos - a Altice Arena ficou ao rubro e assim continuou durante cerca de uma hora e meia.

No alinhamento seguiram-se "There's Nothing Holdin' Me Back", "Nervous" e "Stitches", respeitando assim a setlist que tem sido apresentada em todos os concertos da digressão. A cada canção que ia passando, a euforia dos fãs parecia não ter limites e a alegria era crescente -  os "obrigado" e os "te amo", na língua de Camões, ajudaram a derreter corações também.

Do palco em forma de meia lua com um ecrã redondo no fundo à plateia (todas as milhares de pessoas que encheram a Altice Arena tinha uma pulseira com luz, que ia mudando de cor de acordo com a iluminação do palco), todo o espetáculo é pensado para superar as expectativas dos fãs.

"I Know What You Did Last Summer/ Mutual", "Bad Reputation" e "Never Be Alone" fecharam a primeira parte do concerto. Shawn Mendes correu depois para o segundo palco, instalado no coração da Altice Arena, e onde estava instalada uma rosa gigante - o símbolo do último disco do cantor.

Rodeado por milhares de fãs com os smartphones bem no ar, o músico senta-se ao piano para um momento mais intimista, ao som de "Life of the Party" e "When You're Ready". Depois de aquecer ainda mais os corações, Shawn Mendes volta à guitarra, solta os acordes de "Like to Be You" e colocar uma bandeira de Portugal nos ombros - e mais uma ovação, como seria de esperar.

Depois de "Ruin", o cantor voou novamente para o palco principal. Na corrida entre os dois palcos, Mendes teve tempo de trocar a sua t-shirt preta por uma camisola da seleção nacional de futebol.

SHAWN MENDES
créditos: TIAGO DAVID

"Treat You Better, "Particular Taste" e "Where Were You in the Morning?" foram os temas que se seguiram no alinhamento e todos foram cantados de cor e salteado pela multidão - não interessa se foi ou não single de álbum, os fãs de Shawn Mendes provaram mais uma vez que sabem na ponta da língua a letra de todas as canções.

Depois de soar em palco, Shawn Mendes ofereceu ainda mais um momento "fofinho", com "Falling All In You". "Ele é um amor de menino", atirou alguém da plateia ao ver o sorriso e os olhos a brilhar do músico.

Seguiu-se "Youth", com o cantor a deixar no ar mensagens de esperança. "Quando digo a palavra 'Youth' não estou a falar do quão jovens vocês são, estou a descrever um sentimento. Um sentimento de liberdade e de alegria. Vocês percebem do que eu estou a falar? Toda a gente nesta Arena, não interessa o quão velhos sejam, não interessa quantos anos têm... vocês são pessoas que podem mudar o mundo", frisou o cantor.

Antes da reta final, houve tempo para "Why", tema que serviu de lampa de lançamento para "Mercy" - mais uma vez, a multidão cantou a uma só voz com Shawn Mendes. Seguiu-se uma versão de "Fix You", dos Coldplay", que embalou e aqueceu ainda mais os corações dos fãs.

SHAWN MENDES
créditos: TIAGO DAVID

O final e "até já" de Shawn Mendes aos fãs portugueses foi com "In My Blood", que garantiu um final perfeito da festa - houve confétis e tudo.

Mais uma vez, Shawn Mendes provou porque é que é um dos nomes mais populares da pop atual - o talento conjugado com o carisma e um sorriso sempre presente, é a formula do sucesso do cantor. Durante cerca de uma hora e meia, na Altice Arena, houve apenas alegria - a falta de voz devido aos gritos, fica para depois.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.