A cerimónia dos VO5 NME Awards 2018 decorre a 14 de fevereiro na O2 Brixton Academy, em Londres, e entre as figuras da noite vai estar Shirley Manson, a quem será entregue o Icon Award - galardão que é uma novidade desta edição dos prémios.

"Os Garbage deram-nos alguns dos singles mais emblemáticos dos anos 1990 e a Shirley foi marcante enquanto porta-voz destemida que influenciou inúmeros artistas e fãs", sublinha o editor da NME, Mike Williams. O jornalista considera ainda os Garbage uma das bandas mais "viscerais e importantes" da sua era e destaca a voz e atitude da artista de 51 anos, "que continua inspiradora até hoje".

Além de ser conhecida como vocalista dos Garbage e atriz da série "Terminator: The Sarah Connor Chronicles", a homenageada tem um longo e vasto percurso ativista. Manson já se associou a campanhas da PETA contra o uso de peles de animais e a outras ações que vão da luta contra a Sida ou o cancro infantil. Também colaborou com várias associações LGBTQ, causa que teve reflexo em algumas canções dos Garbage (de "Androgyny" a "Cherry Lips" ou "Sex Is Not the Enemy"). Em 2017, foi considerava a Ativista do Ano pela revista Forbes.

Nos próximos tempos, os Garbage deverão preparar canções novas e têm agendados dois concertos de aniversário dos 20 anos do seu segundo álbum, "Version 2.0.", a 14 e 15 de setembro na O2 Brixton Academy, em Londres.