Até quem nunca viu um filme da saga será capaz de sentir o mal a aproximar-se ao escutar o tema de Darth Vader ou uma sensação de aventura ao ouvir a música da abertura.
Mais de três quartos dos norte-americanos viram algum dos seis filmes e milhões de fãs esperam ansiosos a estreia nos cinemas de todo o mundo, esta semana, do último episódio da saga, "O Despertar da Força", com música do seu fiel compositor, John Williams, que é provavelmente mais célebre de Hollywood.
O norte-americano de 83 anos também compôs a música dos filmes "E.T. - O Extraterrestre", "Jurassic Park - Parque Jurássico", "Indiana Jones" e "Harry Potter" e conta com o maior número de nomeações aos Óscares na história, depois de Walt Disney.
"Cada vez que toco a música de John Williams, seja com a orquestra ou em algum lugar do mundo, é sempre um grande sucesso", afirma Michael Krahewski, diretor de orquestra em Atlanta, que dirige uma série de concertos antes da estreia nos Estados Unidos, no dia 18 de dezembro, do sétimo episódio de "Star Wars".
"Quando realizo um destes concertos, tenho vontade de me voltar para o público e dizer: 'se gostam desta música, deveriam vir a mais concertos clássicos desta orquestra, porque são muito parecidos", relata Krahewski.
A intriga na melodia
Recentemente, um vídeo com uma música de John Williams tornou-se viral: um bebé deitado em seu berço canta a melodia da "Marcha Imperial" de Darth Vader.
O sucesso destes temas é entendido em parte pelo facto de que a música clássica, na altura da estreia do primeiro filme, em 1977, havia se tornado muito abstrata, afirma Rossen Milanov, da orquestra sinfónica de Columbus.
Na gravação original de "Star Wars", "é possível ouvir o romantismo fantástico dos instrumentos de corda, o engenho das partituras dos instrumentos de sopro e, de forma geral, esse tipo de neo-romantismo que faltava nos círculos mais sérios de música clássica", explica este artista que também dirige concertos com a música de John Williams.
Os temas de "Star Wars", que às vezes se assemelham à música de Richard Wagner, também assumem um papel importante na narrativa dos filmes.
George Lucas, o criador da saga, explicou que havia pedido a Williams que compusesse a música como se se tratasse de cinema mudo, em que a melodia substitui o diálogo.
'Um encontro imediato'
Ainda não se sabe muito bem o que o compositor preparou para "O Despertar da Força". Num vídeo promocional, é dado a entender que algumas referências às músicas dos primeiros filmes foram incluídas.
John Williams, que também compôs fora do mundo cinematográfico - vários hinos para os jogos olímpicos, por exemplo - ganhou respeito do universo da música clássica, apesar dos puristas que não apreciam a entrada de Hollywood em salas de concertos clássicos.
Williams demonstrou que a expressão artística moderna não tem motivo para ser "muito nobre ou difícil de compreender", avaliou Rossen Milanov, mas que, pelo contrário, pode ter "um encanto emocional imediato".
"Para muitas pessoas, [a sua música] é o mais próximo da música clássica que vão escutar", destaca Milanov.
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