Nascida na Ucrânia e atualmente residente em Minsk, na Bielorrússia, a escritora e jornalista Svetlana Alexievich vai integrar um painel dedicado ao tema "Novos muros no 30º aniversário da queda do Muro de Berlim” no qual estará também a ex-Presidente da Letónia, Vaira Vike-Freiberga (1999-2007).

O também jornalista venezuelano Miguel Otero, exilado desde 2015 em Madrid, de onde assegura a direção executiva do jornal El Nacional, participa no painel que tem como tema “Socialismo do século. XXI: Lições da América do Sul?”.

Otero é atualmente membro do conselho da Inter American Press Association e pertence ao Conselho de Administração da WAN INFRA World Association of Newspapers and News Publisher.

Foi também presidente do Group of Diaries of America (GDA) e entre 1983 e 1998 foi deputado independente do Congresso Nacional da Venezuela.

Segundo a organização, Svetlana Alexievich e Miguel Otero são “dois jornalistas contrapoder, críticos do regime dos seus países, ambos conhecem o exílio, ambos ativistas dos direitos humanos, dois exemplos de coragem e perseverança”.

As Conferências do Estoril vão reunir mais de 800 participantes, entre 11 chefes de Estado, quatro Prémios Nobel, dois Prémios Pritzker, um Pulitzer, além de líderes mundiais da diplomacia, da economia e da política.

Sérgio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Joana Marques Vidal, ex-Procuradora Geral da República, German Garavano, ministro da Justiça e Direitos Humanos da Argentina, François Hollande, ex-Presidente francês e o antigo primeiro-ministro belga Guy Verhofstadt são alguns dos convidados das Conferências.

Em novembro do ano passado, a organização já tinha anunciado 10 nomes de oradores, entre os quais Ahmad Nawaz, um jovem de 17 anos que foi vítima de um ataque terrorista na escola que frequentava no Paquistão, em 2014, no qual perdeu o irmão mais novo.

No total, a organização estima que serão 158 horas de debate, com 900 participantes de 73 nacionalidades diferentes reunidos na 6.ª edição das Conferências do Estoril, em que se assinala também o 10.º aniversário desta iniciativa bienal.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.