O Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, recebe no sábado, 23 de janeiro, a coprodução internacional "Os desaparecidos", espetáculo baseado num romance do escritor Franz Kafka e criado pela Companhia de Teatro de Braga e duas estruturas alemãs.

O espetáculo, parcialmente falado em inglês, alemão e ucraniano (com legendas em português), é baseado num dos romances menos conhecidos de Franz Kafka, "Amerika" ou "O Desaparecido", escrito entre 1912 e 1914 e publicado em 1927, disse hoje a Escola da Noite, companhia responsável pela gestão do Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB).

O romance conta "a insólita viagem de comboio pelos Estados Unidos de um jovem alemão, Karl Rossman, forçado a abandonar a Europa por conflitos familiares" e que procura encontrar numa companhia de teatro de Oklahoma "a liberdade, uma profissão e paz consigo próprio".

Segundo a Escola da Noite, a peça parte da ideia "do teatro de Oklahoma como um lugar utópico, um lar e um ponto de encontro", que é potenciada pelo próprio elenco, em que são faladas quatro línguas - português, alemão, inglês e ucraniano.

A peça foi produzida pela Companhia de Teatro de Braga e pelas companhias alemãs O-Team e Pathos Munchen, contando com dramaturgia de Katja Kettner e encenação de Samuel Hoff, informou a Escola da Noite, em nota de imprensa.

Essa mesma nota refere que o espetáculo estreou em Munique, em outubro de 2014, tendo já sido apresentado em Braga e em Berlim, regressando novamente a Portugal para "um novo período de digressão".

O bilhete para o espetáculo custa entre cinco e dez euros.