“Abstenção”, com base no texto “Cruzeiro”, de Abel Neves, é a peça que o teatro O Bando estreia hoje, 8 de outubro , às 21:00, na sede do teatro, em Vale de Barris, Palmela.
“Cruzeiro”, editada este ano pela Companhia das Ilhas (Lajes do Pico), é a primeira peça de Abel Neves levada à cena por O Bando e a ação centra-se sobre um reino que decide não decidir, pelo que se desfragmenta, segundo o texto de apresentação da companhia.
“Numa apatia oculta, sobrevive-se em espiral, perde-se a cor e a ética, aceita-se a cegueira e a indiferença. Ao mesmo tempo, espectros cavalgam à frente de um tabuleiro de xadrez, empunhando bandeiras de todas as cores, apelando ao gesto, ao som, à palavra”, lê-se na nota à imprensa da companhia com sede em Palmela.
“A senhora decide se quer continuar como até aqui. Fazia-lhe bem se falasse mais connosco. Uma palavrinha... um pedido... uma vontade", lê-se num texto de O Bando, no qual a companhia reproduz excertos da peça.
E acrescenta: "Uma pessoa faz perguntas e a senhora responde sim ou não com a cabeça... gestos... coisas de nada. Não vai poder ser assim o resto da vida. Temos sido uns cordeirinhos, mas pode-nos dar para vestir a pele de lobo".
Nascido em Montalegre, Vila Real, em 1956, Abel Neves tem vasta obra publicada. Entre as peças de teatro contam-se "Amadis" e "Touro", produzidas pelo grupo de teatro A Comuna, "Finisterrae", encenada pelo Teatro de Montemuro, e "Além as estrelas são a nossa casa", representada por diferentes companhias portuguesas e estrangeiras.
"Abstenção" - para a qual O Bando criou uma comunidade de leitores na vila de Palmela - tem encenação, cenografia, dramaturgia e dramatografia de João Brites, música e direção musical de Jorge Salgueiro, figurinos e adereços Clara Bento e apoio à dramaturgia de Miguel Jesus.
A peça, que conta com a interpretação de Guilherme Noronha, João Neca, Juliana Pinho, Raul Atalaia, Rita Brito e Sara de Castro, vai estar em cena até 25 de outubro, com representações de quinta a sábado, às 21:00, e aos domingos, às 17:00.
Comentários