O festival TNT (Tabacaria no Teatrão) vai levar 12 bandas a Coimbra, a maioria da área do rock, para atuar na Oficina Municipal do Teatro (OMT), casa da companhia O Teatrão, num evento com curadoria de Victor Torpedo (77, The Parkinsons, Tiguana Bibles, Subway Riders).

Na primeira noite, atuam The Pacers, "uma das bandas jovens mais excitantes de Londres", que vai beber ao "rock de garagem e psicadélica dos anos 60", e Scúru Fitchádu, projeto que é "uma viagem atribulada, com funaná de pancada e aceleração de batidas cardíacas", refere o Teatrão, em nota de imprensa.

Ainda no primeiro dia, atuam os Sunflowers, que lançaram este ano o seu segundo álbum, "Castle Spell", o trio de Coimbra Wipeout Beat, o projeto de rock psicadélico Cows Caos e Fugly.

Já na segunda noite, sobem ao palco os The Parkinsons, projeto formado em Londres por três músicos de Coimbra, que chegaram a ser comparados por um crítico do jornal The Guardian aos concertos iniciais de Sex Pistols.

Nesse mesmo dia, atuam ainda os britânicos Miscalculations, que lançaram em 2017 o seu quarto álbum, o projeto de punk rock Queers of Rock and Roll, Alien Church, Moon Preachers e Bone Zeno.

O festival "surgiu porque não existe em Coimbra e porque se pensou que seria interessante fazer um festival que refletisse uma programação nas duas salas do Teatrão e que pudesse relacionar bandas mais consagradas com bandas mais emergentes", disse à agência Lusa a diretora da companhia, Isabel Craveiro.

A aposta na música tem sido uma "marca muito forte da programação da Tabacaria", permitindo dar uma "maior versatilidade ao espaço e trazer públicos que não são os públicos tendencialmente do teatro", frisou.

O festival tem um foco no rock, também por ser um género com bastante implantação em Coimbra, seja pelo punk rock dos anos 90, com Tédio Boys e É M'as Foice, seja pelos novos projetos que surgiram já no novo século, como D3O ou Tiguana Bibles.

O passe duplo para os dois dias custa 30 euros. A entrada para o dia 25 custa 15 euros e 20 euros para o dia 26.

O festival vai decorrer na Tabacaria e na Sala Grande da Oficina Municipal do Teatro, com os concertos a começarem a partir das 20:00.