"O cemitério dos elefantes" é editado esta semana pela Editorial Caminho e recupera a personagem Jim Del Monaco, um improvável herói português de um "coloniamismo de pantufas", em aventuras numa África imaginária.

Jim Del Monaco surgiu pela primeira vez no suplemento "Tabloide" do Diário Popular, em outubro de 1985, inspirado na personagem norte-americana Jungle Jim, dos anos 1930.

O primeiro álbum de banda desenhada, intitulado apenas "Jim Del Monaco", sairia em 1986 e a série prolongou-se até 1993, com histórias marcadas pelo humor e que, em registo de paródia, incluíam múltiplas referências literárias e cinematográficas.

"O cemitério dos elefantes" integra quatro histórias protagonizadas por Jim Del Monaco, Gina e Tião, novamente em expedições mirabulantes, envolvidos em enredos com tribos de mulheres amazonas, espíritos maléficos e zombies com um voraz apetite sexual.

O livro apresenta ainda fotografias dos autores, feitas em sessões fotográficas nos anos 1980 e 1990 a propósito dos álbuns anteriores, e um prefácio do escritor Rui Zink, que enaltece o regresso de Jim Del Monaco, "um herói tão pomposo quão vazio".

A edição recorda ainda as capas de todos os volumes já editados e inclui uma entrevista a Luís Louro e Tozé Simões.

"O que procurámos agora foi desenvolver uma linha temática a partir da exploração de três ou quatro grandes mitos africanos, mas dando a nossa própria explicação. Isso não é diferente do que fazíamos naquela altura - meter personagens descontextualizadas, dar explicações que ninguém estava à espera, etc. O fio condutor existe e o desenho está mais apurado", afirma Tozé Simões nessa entrevista.

Além dos sete álbuns da série "Jim Del Monaco", Luís Louro e Tozé Simões, que celebram ambos este ano 50 anos, também fizeram a série "Roques & Folque".

Depois disso, o argumentista dedicou-se à banca e gestão de empresas e Luís Louro manteve-se na banda desenhada com mais alguns títulos editados, como "O corvo" e "Cogito ergo sun", estendendo o trabalho às áreas da fotografia e ilustração.

"Jim Del Monaco - O cemitério dos elefantes" será lançado a 12 de outubro, na FNAC Chiado, em Lisboa.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.