"Vai Malandra", de Anitta, conquistou esta semana o terceiro lugar do top das mais ouvidas no iTunes em Portugal. Já no Spotify, o tema da cantora brasileira chegou ao quarto lugar das canções virais e encontra-se na terceira posição do top "As 50 mais tocadas em Portugal".

O tema "Downton", de Anitta com J Balvin, também está em destaque nos tops nacionais dos serviços de streaming de música - a canção é a sétima mais ouvida no Spotify.

Em segundo lugar no Spotify está "Échame La Culpa", de Demi Lovato com Luis Fonsi. "Rockstar", de Post Malone, é líder do top.

O mais recente videoclip de Anitta, "Vai Malandra", foi visto por mais de 110 milhões de pessoas em apenas 15 dias. A cantora, de 24 anos, foi elogiada mas também criticada por este videoclip viral, gravado na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, em que exibe a sua celulite, rebola em frente de rappers hipnotizados e aparece a apanhar sol numa pedra com várias raparigas com biquínis feitos de fita isoladora.

Para algumas feministas, a hipersexualização exibida no videoclip contribui para a objetificação das mulheres, enquanto outras consideraram o vídeo um instrumento de poder feminino.

Um dos pontos mais criticados de 'Vai Malandra' é a contratação, como diretor, do fotógrafo de moda Terry Richardson, vetado recentemente de revistas de renome como a Vogue por denúncias de assédio sexual.

Quando estourou a polémica, Anitta disse que quando soube das acusações contra Richardson, após a gravação do vídeo, estudou o que poderia ser feito juridicamente, e que, apesar de repudiar qualquer tipo de assédio, decidiu prosseguir com o lançamento do videoclip, por respeito às pessoas que tinham trabalhado nele.

Anitta estreia-se em nome próprio em Portugal no Rock in Rio Lisboa. A cantora atua a 24 de junho no Palco Mundo, no mesmo dia de Bruno Mars, Demi Lovato e Agir.