O vestido que a cantora Amy Winehouse usou na sua última apresentação foi vendido no domingo por 243.200 dólares [210.192 euros], 16 vezes acima do valor inicial, como parte de um conjunto de peças da falecida artista que foram leiloados na Califórnia.

Winehouse usou o vestido com estampa floral verde e preta num espetáculo em Belgrado em 2011.

Um mês depois, em 23 de julho, ela faleceu aos 27 anos, vítima de intoxicação por álcool.

O vestido foi a principal peça de uma coleção de 800 objetos pessoais, que iam de itens de maquilhagem a livros, vendidos pelos pais de Winehouse, Mitch e Janis.

A coleção completa arrecadou quase quatro milhões de dólares, o dobro da estimativa inicial, segundo a casa de leilões Julien´s, responsável pela venda entre sábado e domingo.

Com o leilão, os pais de Winehouse procuravam preservar a "herança e memória" da sua filha e arrecadar receitas para a Fundação Amy Winehouse, que ajuda jovens viciados em drogas e álcool, disse Martin Nolan, diretor da Julien's.

"Todos estes vestidos representam Amy, fantástica música, compositora, mas também ícone da moda", acrescentou Nolan.

Vencedor de vários prémios Grammy, a artista, cujo álbum "Back to Black" de 2006 é considerado um clássico moderno, falou muitas vezes sobre a sua experiência na luta contra o vício em drogas e álcool.

Outro marco da venda foi a bolsa em formato de coração, um design personalizado da Moschino, que Winehouse usou na cerimónia do Brit Awards em 2007, que foi leiloada por 204.800 dólares [177.004 euros].